Fechar
GP1

Brasil

Teori Zavascki suspende operação que prendeu policiais no Senado

Teori Zavascki decidiu transferir processo para o Supremo.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki determinou nesta quinta-feira (27), por meio de liminar, a suspensão da Operação Métis, que apura a tentativa de policiais do Senado de obstruir investigações de parlamentares da Operação Lava Jato.

Teori também mandou transferir todo o processo relativo à operação da Justiça Federal do Distrito Federal para o STF e determinou a soltura de pessoas eventualmente mantidas presas. No entanto, todos os quatro presos na operação já foram liberados. De acordo com o G1, o ministro tomou a decisão depois de analisar pedido de anulação da operação, feito pelo policial legislativo Antônio Tavares, preso e solto na última sexta.

  • Foto: Nelson Antonie/FramePhoto/Estadão ConteúdoMinistro Teori ZavasckiMinistro Teori Zavascki

No requerimento, a defesa do policial argumentou que o juiz Vallisney Souza Oliveira, da primeira instância da Justiça Federal em Brasília, invadiu competência do STF, ao autorizar busca e apreensão no Senado. Na decisão, Teori afirmou que, diante das evidências, foi necessário conceder a liminar par suspender a investigação e determinar remessa do processo ao STF.

"Diante da relevância dos fundamentos da reclamação, é de se deferir medida liminar para que esta Suprema Corte, tendo à sua disposição o inteiro teor das investigações promovidas, possa, no exercício do mandamento constitucional, decidir acerca da usurpação ou não de sua competência, bem como sobre a legitimidade ou não dos atos até agora praticados”, disse o ministro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.