Fechar
GP1

Saúde

Terceira morte por zika é confirmada pelo Ministério da Saúde

A suspeita sobre a causa do falecimento da vítima de 20 anos era dengue.

O Ministério da Saúde confirmou recentemente a terceira morte em território brasileiro ocasionada pelo vírus zika. O caso aconteceu em abril de 2015, mas a confirmação da causa do óbito só saiu agora.

Imagem: Custódio CoimbraCustódio Coimbra(Imagem:Custódio Coimbra)Aedes Aegypti - Mosquito transmissor do zika vírus

Segundo o Globo, a suspeita era que a vítima de vinte anos que passou 12 dias internadas no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, tivesse morrido de dengue. Porém, o laudo feito pelo Instituto Evandro Chagas concluiu a infecção por zika.

A primeira ocorrência foi de um maranhense e a segunda de uma garota paraense de 16 anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de casos registrados e o primeiro a registrar mortes por conta da doença.

Zika vírus

A infecção do vírus se dá pela picada do mosquito Aedes Aegypti, o mesmo causador da dengue, chikungunya e febre amarela. A doença está relacionada com o aumento de casos de microcefalia, quando o cérebro do bebê nasce menor que o padrão de 34 cm. Recentemente, foi constatado por cientistas casos de infecção através da relação sexual, urina e saliva.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.