Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina 165 anos: conheça a história de nomes curiosos de bairros

Com o objetivo de contribuir para o resgate destas histórias, o GP1 procurou e reuniu o significado de alguns bairros de nomes inusitados.

Teresina completa 165 anos nessa quarta-feira (16). A capital do Piauí, que hoje possui cerca de 800 mil habitantes, agrega 123 bairros assim divididos: 39 na zona centro-norte, 36 na zona sul, 29 na zona leste e 19 na zona sudeste. Dentre esses bairros, alguns despertam curiosidade por conta de suas denominações inusitadas.

Você, teresinense, já se perguntou a origem de nomes diferentes de determinados bairros? Pedra Mole, Noivos, Itaperu, Porenquanto, Mafuá, são alguns nomes que chamam a atenção.

Com o objetivo de contribuir para o resgate destas histórias, o GP1 procurou e reuniu o significado de alguns destes bairros, com base em dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) de Teresina através do documento “Perfil dos Bairros”, que traça um histórico de todos eles.

Zona leste

Noivos

O local onde existe o bairro era uma propriedade onde os vigários de Teresina reuniam todos os noivos para celebrarem seus casamentos, daí o nome.

Pedra Mole

De acordo com os moradores antigos do bairro, quando os primeiros habitantes chegaram na região, procuravam pedras para construírem suas casas, mas só encontravam pedras sem consistência e sem estrutura para a edificação.

Vale Quem Tem

A área onde se constitui o bairro era uma fazenda intitulada Vale quem tem. Segundo os mais antigos, o dono da propriedade a princípio havia colocado o nome “Vale quem tem vergonha”, mas a denominação não foi oficializada.

Zona centro-norte

Água Mineral

O bairro leva esse nome por ter se desenvolvido nas imediações da fonte de água mineral York, da multinacional Coca-Cola.

Itaperu

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Praça do Itaperu em Teresina Praça do Itaperu em Teresina

Conta-se que na região onde surgiu o bairro, durante as madrugadas de quinta-feira para sexta-feira aparecia um peru rodando em cima de uma pedra. Dessa forma, os moradores chamaram o local de Pedra do Peru. Posteriormente, a palavra pedra foi traduzida para o tupi (ita), assim o nome ficou Itaperu.

Mafuá

A palavra Mafuá tem origem do termo francês “Ma Fore”, que significa “Minha feira”. O nome faz referência a predominância do comércio na região.

Memorare

Em Latim, Memorare significa “Lembrai-vos”, e essa era a expressão com a qual um grupo de freiras iniciava uma oração à Nossa Senhora. A prece era realizada no alto de um morro, onde o bairro se constituiu.

Morro da Esperança

O bairro incialmente foi chamado de Morro do Urubu, isso porque o local acumulava bastante lixo, e com isso atraía as aves. Os moradores da região, inconformados com a denominação, se reuniram em uma assembleia geral e mudaram o nome, que foi sugerido pelo Arcebispo de Teresina na época, Dom Avelar.

Porenquanto

Há várias versões quanto a origem do nome. Uns dizem que quando os primeiros moradores chegaram a área ainda não possuía nome oficial e diante das indagações os habitantes respondiam: “Por enquanto ainda não há nome”. Outras fontes alegam que em uma época de enchente as pessoas ficavam impossibilitadas de transitarem, e diziam “Por enquanto não dá para passar”.

Real copagre

A denominação faz referência ao Centro Social Real Copag 139, fundado na região onde hoje o bairro existe por um grupo de jogadores de baralho. Copag é uma marca de jogos de baralho.

Zona sul

Redenção

A área foi assim chamada pelos primeiros moradores par apresentar semelhanças com uma cidade fictícia de uma novela de mesmo nome.

Tabuleta

Por se situar em uma das entradas de Teresina, o bairro possuía uma placa de madeira, uma tabuleta, que indicava o posto fiscal e a entrada da cidade.

Três andares

A área é assim chamada por conta de suas características geológicas, com subidas em três etapas.

Vermelha

O bairro leva esse nome devido ao solo da região ser formado por barro vermelho, sendo inicialmente chamado de Quinta Vermelha, ficando posteriormente somente o segundo nome.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.