Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina deve economizar R$ 45 milhões em gastos da Prefeitura

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Washington Bonfim, as regras começaram a ser implementadas em todas as secretarias no ano passado.

A prefeitura de Teresina pretende economizar neste ano cerca de R$ 40 milhões no custeio da administração pública. Isto significa um corte de 15% e se tornou meta através do projeto Gestão Cidadã. De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Washington Bonfim, as regras começaram a ser implementadas em todas as secretarias no ano passado e tem como principal objetivo adequar os gastos à arrecadação do município, que se mantém nos mesmos valores do ano passado.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Washington BonfimWashington Bonfim

"Estamos procurando adequar a máquina à situação financeira que vive o país. A receita do ano de 2016 foi basicamente igual à do ano de 2015. Tivemos o reajuste inflacionário nas contas de água, luz, telefone, aluguéis, o próprio salário dos servidores foi reajustado em mais de 10% ao longo do ano de 2016 e isso pressiona hoje as contas da Prefeitura de vez que o cenário econômico não está indicando melhora rápida nem tem havido melhora na arrecadação do município", explicou. 

Cortes

As medidas de contenção começaram em dezembro do ano passado, com a adequação das secretarias à determinação de corte de 20% dos cargos comissionados, conforme está explicitado no projeto de lei enviado à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores. Além dos cortes nas gratificações, cada secretaria está também revendo gastos de manutenção. 

Entre as medidas está ainda a revisão de vários tipos de contratos e despesas do dia a dia, como de aluguel, de contratações de empresas terceirizadas. O fornecimento de energia também está sendo estudado caso a caso e o fornecimento de água para as praças nesse momento de período chuvoso está sendo dispensado.

"Essas medidas tem o objetivo de reduzir o custeio para adequar à nossa arrecadação para que não haja prejuízos para a população. Esse é o objetivo principal: fazer mais com menos. Cada centavo conta na Prefeitura de Teresina. Sempre contou, mas ainda mais agora", finalizou o secretário. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.