Fechar
GP1

Piauí

Teresina é a quarta capital do país na geração de empregos

Segundo os dados, no período de janeiro a dezembro foram criados 8.617 empregos celetistas em Teresina, o correspondente à 78% dos empregos gerados em todo o Estado.

O ano de 2014 foi positivo para a capital piauiense no quesito geração de emprego. É isso o que aponta o Cadastro Geral de Empregos (CAGED), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo os dados, no período de janeiro a dezembro foram criados 8.617 empregos celetistas em Teresina, o correspondente à 78% dos empregos gerados em todo o Estado.

Com isso, a capital se consolidou como a quarta capital do país na geração de empregos e a segunda do Nordeste. Os setores de serviços e construção civil foram os que mais contribuíram para o resultado positivo contabilizado pela capital piauiense, com a geração de 8.237 e 419 postos de trabalho, respectivamente.

Considerando-se quais atividades se destacaram mais, basta analisar as ocupações que apresentaram maior saldo no período. As ocupações que apresentaram os maiores saldos para o acumulado de Jan/2014 até Dez/2014 foram as ocupações ligadas ao setor de Call Center, com o saldo de 5.291 postos de trabalho (saldo entre admitidos e desligados), as ocupações de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo, com 3.440 postos, e Operador de Telemarketing Receptivo, com 1.851 postos, respectivamente. Participação esta que representou 64% dos empregos para o Setor de Serviços para o período analisado.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Teresina, Fábio Nery, os dados reforçam ainda mais o trabalho da Prefeitura ao incentivar a instalação de empresas de Call Center na capital. “Essas empresas têm sido atraídas pela Prefeitura após a mudança na nossa legislação. Somente uma dessas empresas está abrindo duas mil novas vagas de emprego aqui, o que significa mais emprego e renda para os teresinenses”, observou.

Mas os resultados positivos também podem ser analisados em relação ao Nordeste. A cidade de Teresina apresentou o segundo maior saldo de novos postos de trabalho (diferença entre admitidos e desligados) com 8.617 novos postos. Em primeiro lugar ficou Fortaleza, capital do Ceará, que contabilizou 22.506 novos postos de trabalho. Com este dado Teresina fica na quarta posição entre as capitais brasileiras.

No Nordeste, após Teresina segue João Pessoa (Paraíba), Alagoas (Maceió), Natal (Rio Grande do Norte), São Luís (Maranhão), Salvador (Bahia) e Recife (Pernambuco).

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.