Fechar
GP1

Piauí

Teresina ganha caminhão para a coleta seletiva de lixo

O caminhão percorre cerca de 90 km diariamente, para atender a demanda, cujo investimento foi de aproximadamente R$ 300.000 reais.

A cidade de Teresina conta agora com um caminhão da Coleta Seletiva, que possui um diferencial: sua carroceria contém divisórias coloridas que recebem o material de acordo com a cor – Azul (papel/papelão),Vermelho (plástico), Verde (vidro), Amarelo (metal). Esses resíduos são recolhidos nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV´s) espalhados pela cidade e demais instituições cadastradas.

Todo o material reciclável é doado a ONG’s e empresas que os necessitam como matéria-prima, retornando este resíduo ao processo produtivo. Cada divisória acomoda aproximadamente 3 toneladas de recicláveis. O caminhão percorre cerca de 90 km diariamente, para atender a demanda, cujo investimento foi de aproximadamente R$ 300.000 reais.
Imagem: DivulgaçãoCaminhão Vega(Imagem:Divulgação)Caminhão Vega
A Coleta Seletiva realizada na capital é feita pela empresa Vega Engenharia Ambiental S/A desde agosto de 2014. O serviço é realizado associado a dois programas propostos pela Vega Engenharia: Programa de Educação Ambiental e o Vega na Coleta com Segurança.

De acordo com Sabrina Mendes, coordenadora de educação ambiental da Vega, o caminhão foi adquirido em agosto e chegou em Teresina nessa semana. “A cidade possui 10 pontos de entrega voluntária, em cada ponto há quatro contentores, com capacidade para 2.500 litros de resíduos, cada um. Dependendo da necessidade, o caminhão faz a coleta diariamente”, disse.

Segundo Sabrina Mendes, a Vega Engenharia Ambiental está fazendo também um levantamento para saber quais pontos recebem mais lixo e quais os tipos. “O objetivo do estudo é expandir os pontos de entrega voluntária para outros locais da capital”, afirmou. Além da coleta, a empresa realiza uma campanha de educação ambiental nas escolas e outras instituições, através da distribuição de folhetos educativos, cartazes e etc.

“A equipe de Educação Ambiental é composta por Gestores Ambientais, Biólogos e Técnicos Ambientais. A proposta é de Sensibilizar para Conscientizar a população, através de palestras nas escolas de ensino fundamental, públicas e privadas; associações de bairros; instituições públicas e privadas; condomínios e transeuntes, das principais vias da cidade a importância de separar seus resíduos, a fim de ajudar a aumentar a vida útil do nosso aterro controlado e deixar a cidade mais limpa e agradável de viver”, afirmou Sabrina Mendes.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.