Fechar
GP1

Piauí

Teresina não possui médico do Programa Mais Médicos no Brasil

Segundo pesquisa Demográfica Médica no Brasil, cidades do Sul e Sudeste têm mais médicos do programa federal do que cidades do Norte e Nordeste.

Folha de São Paulo divulgou matéria sobre a atuação do Programa Mais Médicos no Brasil, que é uma das principais bandeiras de campanha de reeleição de Dilma Rousseff (PT). Segundo a matéria, o programa fracassa quando se leva em consideração a sua atuação na capital do Piauí.

Dados obtidos pela Folha de São Paulo, através da Lei de Acesso à Informação, mostra que o programa tem atingido locais que não precisam de tanta ajuda quanto outras regiões. Um exemplo é a cidade de São Vendelino no Rio Grande do Sul, onde apenas quatro famílias recebem o benefício do Bolsa Família. Um cubano atua no único posto de saúde que já contava com mais quatro médicos. Segundo a reportagem, a demanda no local parece ser atendida com folga.

Já Teresina aparece como o oposto da cidade localizada no Rio Grande do Sul. A cidade que sofre com longas filas em posto de saúde por falta de médicos, não possui nenhum profissional do programa Mais Médicos. Os dois profissionais que iriam trabalhar em Teresina desistiram e até o momento não foram repostos. O Ministério da Saúde não possui nenhum prazo para reposição dos médicos.

Segundo pesquisa Demográfica Médica no Brasil, cidades do Sul e Sudeste têm mais médicos do programa federal do que cidades do Norte e Nordeste. Enquanto a região Sul e Sudeste os municípios que solicitaram ajuda receberam cerca de quatro médicos, na região Norte e Nordeste a média chega a dois médicos por município.

“É uma estratégia mais política do que técnica, mas que faz sentido, porque os prefeitos poderiam dizer que está tratando diferentemente os partidos A ou B”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Luís Eugênio Portela.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.