Piauí - Teresina

Teresinenses reclamam da demora dos ônibus durante paralisação

Paralisação estava prevista para ter início às 9h e se encerrar às 11h30.

NAYRANA MEIRELES E THAIS GUIMARÃES

- atualizado

Paralisação de motoristas e cobradores de ônibus em Teresina

Mesmo com previsão de volta para as 11h30 desta terça-feira (10), os ônibus do transporte coletivo de Teresina ainda não voltaram a circular integralmente e muitos usuários do sistema reclamam da demora nas paradas de ônibus. A paralisação estava prevista para ter início às 9h e encerrar às 11h30.

A camareira Lúcia Dultra, está há mais de duas horas esperando ônibus na praça da Bandeira, no centro da Capital. “Eu não consigo ir para casa. Se para a minha região já é difícil ter ônibus em dias normais, imagine hoje com essa paralisação. Eu moro na Nova Teresina e hoje realmente a situação está muito mais difícil”, afirmou.

Uma das reivindicações dos trabalhadores que realizaram a paralisação é a questão da segurança no transporte coletivo. Lúcia disse que já foi vítima de assaltos dentro do transporte público. “Eu já fui vítima de assalto dentro da linha Nova Teresina e inclusive sei de relatos de colegas que também sofreram com isso. Eu acho que eles estão certos sim, de fazer essa reivindicação, porque você entra dentro do ônibus e não sabe se vai chegar em casa com seus pertences”, disse.

Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), Keith Nolan Carneiro, a previsão para que os ônibus voltem a circular integralmente é apenas às 13h. “A nossa reivindicação é a implantação do botão do pânico nos ônibus, mais segurança no transporte coletivo e queremos também uma área de alimentação nos terminais de integração. Além disso pedimos o fim do pagamento por parte de cobradores nos casos de assalto, a cobrança indevida que também é feita aos motoristas quando há o atraso de viagens”, disse.

O diretor disse ainda que os trabalhadores aguardam um consenso na reunião que está sendo realizada na Câmara Municipal de Teresina.