Fechar
GP1

Política

Tiago Vasconcelos faz balanço do seu mandato como vereador

O vereador afirma que iniciou o mandato com foco principal na área do trânsito e esporte, mas que depois acabou adotando a área da educação e da proteção à criança e adolescente.

Em entrevista ao GP1 o vereador Tiago Vasconcelos (PSB) fez um balanço do mandato na Câmara Municipal de Teresina. O vereador afirma que iniciou o mandato com foco principal na área do trânsito e esporte, mas que depois acabou adotando a área da educação e da proteção à criança e adolescente.
Imagem: Lucas Dias/GP1Tiago Vasconcelos(Imagem:Lucas Dias/GP1)Tiago Vasconcelos

Na área do trânsito, o vereador afirmou que uma das suas principais conquistas foi a aprovação de projeto de lei que obriga a prefeitura de Teresina e as empresas de ônibus de informarem aos passageiros sobre a rota dos ônibus, que culminou com a cidade de Teresina ingressando no aplicativo Moovit.

“Eu tinha a ideia de trabalhar essa questão da mobilidade em Teresina, pois sei da dificuldade e já fui diretor do Detran. Então tinha uma visão clara em relação a isso. Voltada para essa área fiz algumas sugestões para a prefeitura de Teresina, uma delas virou lei, que foi no campo do transporte público que virou o aplicativo Moovit. Eu fiz um projeto de lei que obriga a prefeitura e as empresas de ônibus a darem informações claras ao usuário de transporte. Nessa licitação que foi feita e nessa nova lei, os terminais de integração tem a obrigação de instalar painéis de Led, informando os trajetos dos ônibus e quanto tempo está previsto para chegar no terminal. Além deles desenvolverem uma ferramenta onde a pessoa pudesse localizar um ônibus de seu interesse. A ferramenta Moovit é baseada em uma ferramenta europeia e agora a pessoa sabe onde está o ônibus”.
Imagem: Lucas Dias/GP1Tiago Vasconcelos(Imagem:Lucas Dias/GP1)Tiago Vasconcelos

Proteção à criança e adolescente

“Terminei adotando uma bandeira, que é a proteção à criança e adolescente. Junto com o vereador Dudu, fizemos uma lei que auxilia nos casos de exploração sexual infantil. Que foi a obrigatoriedade de alguns estabelecimentos anexarem na sua entrada uma informação que auxilie na denúncia dos crimes de exploração sexual. Fiz um estudo e descobri que Teresina tinha 11 pontos de vulnerabilidade. Basicamente eram postos de combustíveis, bares, motéis, hotéis e até algumas casas de eventos. A lei obriga que na entrada do estabelecimento tenha uma placa dizendo que a exploração sexual de adolescente é crime. E tem os números para fazer a denúncia, que é o disque 100 e o 190. Então esse foi o nosso primeiro projeto nesse sentido”, disse o vereador em entrevista ao GP1.

Tiago Vasconcelos destacou ainda outro projeto. “Tivemos outro projeto foi a obrigatoriedade da prefeitura custear um curso de primeiros socorros a todos os funcionários de creches do município, independente que seja ele servidor efetivo ou terceirizado. Porque o ambiente escolar é propício a alguns acidentes, e sabemos que nesse caso o primeiro atendimento é fundamental”, afirmou.

Um dos recentes projetos do vereador, que foi sancionado pelo prefeito Firmino Filho, obriga que clínicas e hospitais, particulares e públicos de Teresina, informem ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público se alguma criança ou adolescente der entrada com um quadro comprovado de ingestão de bebida alcoólica ou consumo de entorpecentes.
Imagem: Lucas Dias/GP1Tiago Vasconcelos(Imagem:Lucas Dias/GP1)Tiago Vasconcelos

Esporte

“Eu destinei pelo menos 50% em valores reais das minhas emendas para quadras esportivas. Reformas de campos de futebol como a do Lourival Parente, do Promorar, Dom Avelar e Cerâmica Cil, pois acho que o esporte é uma alternativa para combater a criminalidade, como também acredito que podemos atrás do esporte conseguir transformar o Piauí em um celeiro de campeões”, disse o vereador.

Educação

“Acabei adotando outra bandeira, pois assim que assumi acabei me tornando presidente da comissão de educação da Câmara. Tive que intermediar e mediar alguns conflitos, como as duas primeiras greves e como presidente eu que negociei. Inclusive na primeira negociação, eu consegui um avanço para a categoria, que infelizmente o sindicato muito politizado, termina por não reconhecer, onde eu consegui convencer o prefeito a aumentar em 2% o reajuste e retroagir a data de pagamento”, disse.

Tiago afirma que como presidente da comissão de educação, fez um relatório detalhado sobre a situação das escolas e creches do município. “Passei para a equipe da Semec [o relatório] e nisso foi feito, com base também no relatório, uma licitação no final de 2013 que contemplou aproximadamente 100 escolas entre reformas, ampliação e construção. Não sou mais presidente da comissão, mas estou acompanhando as entregas”, afirmou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Tiago Vasconcelos(Imagem:Lucas Dias/GP1)Tiago Vasconcelos

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.