Fechar
GP1

Piauí

Timon realiza mobilização pelo Dia Mundial da Luta contra Tuberculose

A abertura oficial da campanha aconteceu ontem (25), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Parque Piauí I.

O dia 24 de março foi instituído como o Dia Mundial da luta contra a Tuberculose. A data visa estimular o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde de Timon realiza ao longo dessa semana uma campanha de intensificação de busca ativa de sintomáticos respiratórios de Tuberculose. A abertura oficial da campanha aconteceu ontem (25), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Parque Piauí I, com palestras, intensificação do atendimento e entrega de cestas aos pacientes em tratamento.
Imagem: DivulgaçãoMobilização contra a Tuberculose(Imagem:Divulgação)Mobilização contra a Tuberculose

A ação continua em todas as UBS até esta sexta-feira (27), com busca ativa de casos sintomáticos respiratórios e palestras informativas sobre a tuberculose. De acordo com a coordenadora de Tuberculose e Hanseníase, Karla Emanuela, o principal objetivo dessa mobilização é prevenir e orientar toda a população, esclarecendo causas, diagnóstico e tratamento da doença, que é infectocontagiosa, causada por uma bactéria e afeta principalmente os pulmões.
Imagem: DivulgaçãoMobilização contra a Tuberculose(Imagem:Divulgação)Mobilização contra a Tuberculose

“A veiculação maciça de informação sobre sinais e sintomas da tuberculose contribui para o diagnóstico precoce e tratamento. Por isso, ao longo dessa semana, serão realizadas atividades nas unidades de saúde para que seja promovido o conhecimento da doença”, disse Emanuela.

“Em Timon, a campanha é fundamental para o controle da tuberculose. A epidemia ainda é um problema sério, o que impõe a necessidade de medidas inovadoras para o controle da doença e, assim, mudar este cenário”, destacou o secretário municipal de saúde, Márcio Sá.

O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de três semanas, que pode estar acompanhada de um dos seguintes sintomas: falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peite, febre no fim do dia e suor noturno.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.