Fechar
GP1

Piauí

TJ do Piauí firma parceria para melhorar Portal da Transparência

O Presidente do TJ, Erivan Lopes, destacou a importância da parceria no processo de transparência de sua gestão.

O Tribunal de Justiça do Piauí, a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) firmaram parceria que vai permitir que o Portal da Transparência do TJ-PI alcance os padrões exigidos pelo Conselho Nacional de Justiça. 

  • Foto: Lucas Dias/GP1Presidente do TJ Erivan LopesPresidente do TJ Erivan Lopes

O Presidente do TJ, Erivan Lopes, destacou a importância da parceria no processo de transparência de sua gestão, e de como a CGE e ATI serão essenciais neste processo, que aproximará o jurisdicionado da administração do Tribunal. "Um dos princípios basilares da administração pública é ter publicidade e para que os atos da administração pública se tornem acessíveis é preciso ter transparência. Quando assumi aqui nosso Portal da Transparência sofria algumas deficiências e nós precisávamos da colaboração de um órgão do Estado que pudesse nos permitir a extração de dados financeiros do Sistema Financeiro do Estado (SIAFEM). Foi aí que nasceu a ideia desse Termo de Cooperação com a CGE e ATI. Estamos desenvolvendo uma nova página do Tribunal de Justiça para que a população inteira saiba quanto, como e com quem gasta o Tribunal de Justiça. Queremos permitir que o povo, os  órgãos externos tenham acesso às informações para que possam fiscalizar melhor”, destaca o desembargador Erivan Lopes.

O Controlador Geral, Nuno Bernardes , destacou o caráter constitucional da transparência na gestão pública. “A Constituição Federal reza que os controles internos devem agir de forma integrada. Então, atendendo a um pedido do presidente do Tribunal de Justiça, a CGE vai disponibilizar toda a sua equipe técnica, estrutura para que o presidente possa otimizar, ainda mais, o seu Portal da Transparência e desenvolver cada vez mais ferramentas para que a própria sociedade possa ter mais acesso à informação e interagir mais com o Poder Judiciário”, destaca.  

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.