Fechar
GP1

Brasil

Tombini pode abandonar Banco Central após entrada de Lula no Governo

Com o ex-presidente no governo, a previsão é que haja mudanças bruscas na política econômica

Com a ida do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para o Ministério da Casa Civil, Alexandre Tombini que está na presidência do Banco Central do Brasil desde 2011, pode abandonar o cargo. A decisão do ingresso de Lula no Governo Federal foi anunciada hoje (16).

Imagem: Givaldo BarbosaPresidente da Rússia, Vladimir Putin(Imagem:Givaldo Barbosa)Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini

De acordo com o Diário do Nordeste, Tombini teria comentado com interlocutores que não “comandará o barco se o Governo preferir dar uma guinada na política econômica”, pois a ida do ex-presidente a um cargo no Executivo levaria a economia a passar por uma redução forçada nos juros e a venda de reservas internacionais.

Porém também ronda no Planalto, segundo a reportagem, a insatisfação no trabalho desenvolvido pelo então presidente em relação a providência de medidas para evitar uma recessão econômica intensa no país.

Segundo informações do Valor Econômico, a instabilidade da economia está à mercê da crise política há seis, e com isso, o Brasil passa a ter mais dificuldades de conseguir investidores. Com Lula junto ao Governo, a previsão é que haja mudanças bruscas na política econômica.

Lula assume Ministério da Casa Civil
O intuito de empossar Lula é além de desfocá-lo do juiz Sérgio Moro – responsável pelas investigações da Operação Lava Jato na primeira instância – é também tentar evitar a abertura de um impeachment contra Dilma. Pois com um cargo na Esplanada, ele obtém de foro privilegiado e os processos passam a ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal, e a investigação se remeteria à função e não mais à pessoa.

De acordo com o Valor Econômico, o ex-presidente aceitou comandar o cargo com a condição de colocar também algumas pessoas no governo federal, entre os nomes está Celso Amorim para comandar as Relações Exteriores. Também há especulações sobre o ingresso do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a saída de Aloizio Mercadante do Ministério da Educação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.