Fechar
GP1

Piauí

Trabalho realizado com pequenos farmacistas começa gerar bons resultados

Farmacistas também procuram se adequar a novas exigências legais

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e do Turismo do município (Semdest) vem desenvolvendo um importante trabalho de fortalecimento dos pequenos farmacistas da cidade. A gestão vem realizando periodicamente reuniões com os donos de pequenas farmácias e elaborando junto com os mesmos a criação da primeira Rede de Farmácias de Timon. A rede fortalecerá os pequenos empreendedores e proporcionará a sobrevivência desses estabelecimentos, uma vez que, depois de fortalecidos, as grandes redes de farmácias nacionais não serão mais uma ameaça.
Imagem: DivulgaçãoFarmácias se adequam as novas normas(Imagem:Divulgação)Farmácias se adequam as novas normas

O assessor especial da Semdest e economista, Gutemberg Ferreira, explica de que maneira o trabalho está sendo desempenhado. “Nós estamos nos reunindo com 23 pequenos farmacistas de Timon. Nosso trabalho já vem sendo executado há oito meses; já realizamos diversas reuniões e estamos entrando em concordância, primeiramente explicando a eles que a criação de uma Rede de Farmácia não os colocará como concorrentes e, sim, como parceiros, além de uma padronização, o que facilitará a identificação da Rede, afora outros benefícios que eles terão como a compra coletiva de medicamentos em maior quantidade, assim diminuirá o custo. É importante lembrar que, com a criação da Rede de Farmácias de Timon, eles deixarão de ser concorrentes para se tornarem parceiros. Essa foi uma das primeiras solicitações do Prefeito Luciano Leitoa: que nós elaborássemos um plano de fortalecimento desses pequenos empresários, uma vez que muitas dessas pequenas farmácias são tradicionais e respeitadas na cidade”, comentou.

O trabalho da Prefeitura de Timon começa a repercutir resultados. As orientações que estão sendo repassadas começam a ser utilizadas por alguns desses empresários, que estão colhendo alguns frutos, mesmo antes da formalização da Rede. É o caso de Dona Maria José, que possuí seu empreendimento, a “Farmácia Wilson”, há mais de 20 anos na Avenida 3 e comenta como já conseguiu aplicar algumas sugestões e melhorar o rendimento financeiro da empresa. “As reuniões estão sendo ótimas; eu estou aprendendo a fazer economia, registrar todo estoque, ter controle do que entra e do que sai, e isso já começou a render lucros. Antes eu pagava minhas contas no limite; hoje, de quatro meses pra cá, isso já mudou muito. E essa é a primeira vez que a Prefeitura de Timon nos procurou”, frisou.

Outro assunto abordado durante as reuniões refere-se à Lei Federal de n° 13.021/14, sancionada recentemente, a qual normaliza novas exigências e determina que as farmácias deixem de serem apenas pontos de comércio para se tornarem Unidades de Assistência à Saúde. Segundo a Lei, apenas um farmacêutico poderá exercer a responsabilidade técnica, revogando a antiga Lei que obrigava a presença permanente de um “técnico responsável”, porém não especificava a formação do profissional. Assim, diálogos estão sendo realizados com os farmacistas nas reuniões, a fim de mostrar como eles poderão adequar-se à nova Lei.

O Sr. Salvador Ribeiro de Carvalho e sua esposa, Dona Maria Girlaine, possuem uma farmácia, a “Drogaria Carvalho”, há mais de 29 anos, localizada na Avenida Luis Firmino de Souza. “Eu estou achando tudo muito proveitoso nas reuniões, e a criação da primeira Rede de Farmácias de Timon nos anima muito. Irá melhorar principalmente com relação à compra de medicamentos, pois todos nós da rede, unidos, poderemos comprar os remédios em grandes quantidades, o que irá baratear os custos e isso vai gerar mais lucros, com certeza. Também iremos decidir, juntos, como poderemos nos adequar a essas novas exigências do Governo Federal”, comentou.

A Prefeitura continua o trabalho com a realização de reuniões e visitas aos pequenos farmacistas e apresenta e ouve, dos mesmos, propostas para que todos eles possam se beneficiar.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.