Fechar
GP1

Política

TRE confirma cassação de prefeito de Valença e cidade terá nova eleição

Os dois foram caçados em junho de 2014 na zona eleitoral de Valença e a decisão foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em novembro de 2014.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou nesta terça-feira (3) a cassação do prefeito de Valença Walfredo Val de Carvalho Filho (PSB) e a sua vice Paula Jeanne Rosa Lima. Deverá ser realizada uma nova eleição na cidade em até 90 dias.

Os dois foram caçados em junho de 2014 na zona eleitoral de Valença e a decisão foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em novembro de 2014. Mesmo cassados, os dois ingressam com uma liminar que permitiu que eles ficassem no cargo até que fossem esgotadas as possibilidades de recurso.
Imagem: Portal V1Walfredo e Jeane(Imagem:Portal V1)Walfredo e Jeane
Na terça-feira, o TRE analisou os embargos do prefeito e da sua vice, que foi a última tentativa deles na justiça do Piauí, de tentar modificar a decisão de cassação. Foram julgados dois embargos; um deles era uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) e o outro era uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).

Os desembargadores decidiram por unanimidade em não aceitar os embargos e foi confirmada a cassação. Segundo a chefe do cartório de Valença, Conceição Maria, eles ainda não foram informados sobre o resultado do julgamento. “Sabíamos que iria ser votado o embargo ontem. Só que a decisão ainda precisa ser publicada e quando a gente for informado, o prefeito deve sair do seu cargo, já que ele estava no cargo por força de uma liminar”, disse.

Nos processos contra o prefeito, ele estava sendo acusado de prestação de conta irregular, ocultação de receita, caixa dois e utilização indevida de recursos arrecadados. O prefeito teria aplicado de forma irregular, gastos no valor de R$ 41 mil. Esse valor seria desproporcional entre os valores declarados e os que foram gastos oficialmente na campanha de 2012. Com a decisão, o prefeito está inelegível por 8 anos. Os dois ainda poderão recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.