Fechar
GP1

Piauí

TRE do Piauí orienta sobre Contabilidade de Partidos Políticos

A palestra foi ministrada pela coordenadora de controle interno do TRE-PI, Raquel Ferro.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí realizou, na manhã desta segunda-feira (25), palestra sobre Contabilidade e Finanças de Partidos Políticos, baseada na Resolução TSE nº 23.464/2015. O evento teve início às 8h, no auditório do TRE, com a presença de advogados, contadores, estudantes e representantes partidários. 
Imagem: Lucas Dias/GP1Palestra sobre finanças(Imagem:Lucas Dias/GP1)Palestra sobre finanças
A palestra foi ministrada pela coordenadora de controle interno do TRE-PI, Raquel Ferro, que explanou sobre as novas regras de doação aos partidos, das fontes, dos recursos financeiros e prestação de contas de acordo com as novas regras estabelecidas. 
Imagem: Lucas Dias/GP1Raquel Ferro(Imagem:Lucas Dias/GP1)Raquel Ferro
Para Maklandel Aquino, representante do PSOL em Teresina, o principal avanço da resolução foi o impedimento do recebimento de doações procedente de pessoa jurídica. “Isso traz uma certa igualdade entre os candidatos, não plena, levando em consideração que nas eleições de 2012 em Teresina, boa parte dos recursos dos três maiores candidatos que concorreram naquele processo eleitoral eram provenientes de pessoas jurídicas, então eles vão ter que capitar recursos apenas de pessoas físicas, como todos os outros candidatos”, justificou. 
Imagem: Lucas Dias/GP1A palestra foi realizada no auditório do TRE(Imagem:Lucas Dias/GP1)A palestra foi realizada no auditório do TRE
O juiz auxiliar da corregedoria regional Eleitoral do TRE-PI, Tiago Brandão, ressaltou a importância do esclarecimento aos partidos políticos, para evitar penalidade futuras. “A Justiça Eleitoral se preocupa com a parte preventiva, que é convocar os partidos, os advogados, os contadores, para transmitira a eles as regras, como devem-se comportar com relação ao tema prestação de contas, a partir daí, a Justiça Eleitoral dando essa transparência das regras, pode no momento seguinte, exigir que elas sejam cumpridas. A importância do evento de hoje é conscientizar os atores envolvidos no processo eleitoral das regras recentes que modificaram as prestações de contas, para evitar que se adote medidas futuras de penalização para os transgressores da norma”, explicou. 
Imagem: Rayane Trajano/GP1Raquel Ferro ministra palestra(Imagem:Rayane Trajano/GP1)Raquel Ferro ministra palestra
Imagem: Rayane Trajano/GP1Palestra sobre fianças no TRE PI(Imagem:Rayane Trajano/GP1)Palestra sobre fianças no TRE PI

 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.