Fechar
GP1

Teresina - Piauí

TRE-PI realiza Feira Literária com lançamentos de livros

A abertura aconteceu nesta quarta-feira e teve a palestra de Cinéas Santos.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) está realizando a sua primeira Feira Literária de 13 a 15 de dezembro, com o lançamento de livros, exposições, palestras e bate-papos literários que ocorrem tanto na biblioteca, como no plenário do tribunal. A abertura aconteceu nesta quarta-feira e teve a palestra de Cinéas Santos.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Palestra da Feira LiteráriaPalestra da Feira Literária

Em entrevista ao GP1, o analista judiciário Gilberto Guedes, que é o responsável pela biblioteca, explicou que um dos principais objetivos da feira é divulgar o acervo do TRE para que a população possa ter acesso.

“Essa iniciativa da feira literária é exatamente divulgar o acervo bibliográfico e as aquisições que nós temos. A nossa biblioteca é aberta ao público em geral, funciona de 7h às 13h. Aberta ao público interno, juízes e servidores e também para a comunidade em geral. Aqui temos universitários de várias áreas que frequentam a biblioteca, temos um espaço de estudo individual, temos internet livre, computadores, uma sala especializada para deficiente audiovisual e auditivo. Temos em média 7.800 mil livros, naturalmente voltada para a área do direito, especialmente o eleitoral, mas temos também na área de contabilidade, arquitetura, engenharia, tecnologia da informação. Todos esses ramos de ensino temos fontes de pesquisa”, disse.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Gilberto GuedesGilberto Guedes

O futuro dos livros

Um dos palestrantes foi o professor Cinéas Santos que falou sobre “O processo de Edição de Livros no Piauí”. Ao GP1, ele disse acreditar os E-books, conhecidos como livros virtuais, são o futuro, e destacou ainda a importância da realização de feiras literárias.

“Eu sou um otimista. Qualquer iniciativa que tenha como objetivo difundir o livro ou as ideias, de modo geral, devem ser louvadas. É uma inciativa maravilhosa e aqui vejo pessoas falando de livro, poesia, é uma coisa louvável. As pessoas tem uma ideia de justiça muito distante e quando o tribunal abre as portas para transformar isso em um espaço democrático, eu acho muito boa a ideia”, disse Cinéas.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Cinéas Santos em palestraCinéas Santos em palestra

Um dos pontos da sua palestra foi exatamente a evolução e o fim dos livros impressos. “O suporte vai mudar. Creio que o livro eletrônico, em um curto espaço de anos, em até 10 anos, será avassalador. Quem ama o livro tradicional, vai continuar colecionando, mas eu não creio que o livro, no suporte de papel, possa ainda ter um destino, um futuro, pois ele está é no E-book mesmo”, defendeu.

Lançamentos de livros

A feira também tem lançamentos de livros. Um dos lançamentos foi do “Ajuste de Contas”, que foi escrito pelo analista judiciário do TRE, Wallery Giscar. O autor explicou que decidiu escrever o livro para participar do concurso literário Prêmio O. G. Rego de Carvalho, na categoria “Novela”, realizado pela Fundac em 2001. Ele ganhou o primeiro lugar, mas somente em 2016 conseguiu uma editora para fazer a publicação.

“O livro surgiu em um concurso literário que participei no Piauí, o Prêmio O. G. Rêgo de Carvalho, categoria novela, onde ganhei o primeiro lugar. O livro então foi publicado no formato de antologia, ou seja, o meu livro, com o trabalho de mais dois colegas. Em 2015 eu publiquei o livro no formato de E-Book na Amazon e, no ano passado, procurei uma editora e publiquei pela editora Giostri”, destacou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Wallery GiscarWallery Giscar

Esse é o seu primeiro livro, mas ele possui dois em formato digital publicados na Amazon e mais dois livros devem ser lançados em 2018. Segundo Wallery Giscar, o “Ajuste de Contas” é uma novela policial, que possui um pouco de romance.

“É uma ficção que trata a história de Justino, que é um pistoleiro e recebe um contrato para matar uma pessoa em Parnaíba, só que no desenrolar desse trabalho, ele desconfia que está sendo atraído para uma armadilha, mas como ele era o tipo de pessoa que cumpria os seus contratos, ele resolve encarar esse desafio, mesmo desconfiando que corre risco de vida. No decorrer desse processo, ele descobre um segredo e reencontra a esposa Lindalva, que ele tinha abandonado para seguir a vida de pistoleiro. É uma história que fala de amor, sobre traição, ganância e permeia esse universo do pistoleiro”, explicou o autor.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Wallery Giscar com o livro Ajuste de ContasWallery Giscar com o livro Ajuste de Contas

Confira a programação do evento:

Dia 14

09:00 hs - Palestra: Renato Castelo Branco e a Renovação da Literatura Piauiense - Prof. Dilson Lages

10:00 hs - Lançamento dos livros Guilherme Muller e a Invenção Visual de Teresina, de Paulo Gutemberg, e O Voto para Presidente no Brasil - 1989 a 2010, Condicionantes e Fatores Explicativos, organizado pelo Prof. Cléber de Deus

Dia 15

09:00 hs - Lançamento dos livros Publicidade Subliminar na Internet – Identificação e Responsabilização nas Relações de Consumo, de Dante Ponte de Brito, e Broad Side: a Propaganda Vista por Dois Lados, de Breno Brito

11:00 - Exposição de obras e palestra Oprocesso de criação literária, escritor Eneas Barros

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Livros que constam na bibliotecaLivros que constam na biblioteca
  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Pessoas participam de palestra no TREPessoas participam de palestra no TRE
  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Biblioteca do TRE é aberta ao públicoBiblioteca do TRE é aberta ao público

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.