Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Três blocos animam moradores do bairro Dirceu Arcoverde

A expectativa da organização é de que cinco mil pessoas integrem a folia que começa na avenida principal do Dirceu Arcoverde.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 14 Bloco Kebra K-baça se reúne na Avenida principal do Dirceu Bloco Kebra K-baça se reúne na Avenida principal do Dirceu
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 14 Foliões participam de evento carnavalesco no Dirceu Foliões participam de evento carnavalesco no Dirceu
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 14 Crianças também se divertem em evento carnavalesco no Dirceu Crianças também se divertem em evento carnavalesco no Dirceu
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 14 Foliões participam de evento no Dirceu Foliões participam de evento no Dirceu
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 14 Strans acompanha evento carnavalesco no Dirceu Strans acompanha evento carnavalesco no Dirceu
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 14 Bloco Barão de Itararé Bloco Barão de Itararé
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 14 Criança fantasiada participa de evento carnavalesco no Dirceu Criança fantasiada participa de evento carnavalesco no Dirceu
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 14 Crianças também animam o bloco Barão de Itararé Crianças também animam o bloco Barão de Itararé
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 14 Jovens desfilam no bloco Barão de Itararé no bairro Dirceu Jovens desfilam no bloco Barão de Itararé no bairro Dirceu
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 14 Bloco Barão de Itararé Bloco Barão de Itararé
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 14 Frozen é a fantasia utilizada por criança em desfile de blocos na capital Frozen é a fantasia utilizada por criança em desfile de blocos na capital
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 14 Foliões no bairro Dirceu Foliões no bairro Dirceu
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 14 Moradores curtem folia no bairro Dirceu Moradores curtem folia no bairro Dirceu
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 14 Família acompanha blocos no Dirceu Família acompanha blocos no Dirceu

Com 28 anos fazendo a alegria dos moradores da região do grande Dirceu, zona sudeste de Teresina, o bloco Barão de Itararé desfila na avenida principal do bairro no final da tarde desta terça-feira (28), último dia de Carnaval. A expectativa da organização é de que cinco mil pessoas integrem a folia que será unida aos blocos Kebra K-baça e Fanfarra das Artes.

No domingo de Carnaval, o bloco Barão de Itararé também desfilou, com cerca de dois mil foliões. Hoje, no último dia da folia de momo, contam com a bateria da escola de samba Ziriguidum.

Agentes da Superintendência de Transporte e Trânsito (Strans) estão na Avenida Principal do Dirceu Arcoverde devido à interdição da avenida e para orientar os condutores, principalmente de ônibus, que utilizam a via no percurso.

Barão de Itararé

O bloco Barão de Itararé teve início no Carnaval de 1989, quando as escolas de samba deixaram de se apresentar. Raimundo Mendes, um dos idealizadores do bloco disse que a ideia era promover animação, já que o desfile tradicional não iria acontecer.

“A gente iniciou aqui na comunidade com o bloco Barão de Itararé como uma forma de brincadeira, envolvendo algumas famílias, de lá para cá não aparamos mais e agora estamos completando 28 anos”, disse Raimundo Mendes, em entrevista ao GP1.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Bloco Barão de ItararéBloco Barão de Itararé

O nome do bloco faz referência à região e ao jornalista Aparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, que usava o codinome Barão de Itararé. “A gente tá fazendo uma homenagem a Aparício Torelli, que era um jornalista sátiro, muito extrovertido, a gente achou que ele se identificava com nosso propósito aqui na comunidade. Fizemos também uma ponte com o nome da comunidade, na forma de uma sátira também, porque o Itararé a 28 anos era um bairro carente, então a gente quis fazer uma sátira ligando o nome ‘barão’ ao nome ‘Itararé’”, explicou.

Bloco Fanfarra das Artes

O bloco Fanfara das Artes surgiu a partir da banda musical de mesmo nome. Além de proporcionar alegria à comunidade, os idealizadores pedem reforma de espaços de lazer na comunidade. Eles desfilaram no domingo (26) e retornam a Avenida nesta terça (28) na união dos blocos.

“Nós somos a Fanfarra das Artes - Banda Professor Paulo Resende. A gente realiza aqui na região sudeste oficinas para o desfile do 7 de setembro com as escolas na rua. Esse ano nos organizamos para virar bloco, para brincar a folia de momo e principalmente trazer uma bandeira de luta que é ‘Reforma já Almeidão’, que é o centro poliesportivo que nós temos aqui na zona sudeste, que não tem água, não tem energia e a gente como juventude utiliza o espaço”,explicou Ismael Oliveira.

Bloco Kebra K-baça

Há 16 anos animando os moradores da região, hoje o bloco Kebra K-baça o reúne centenas de pessoas com trio elétrico e shows.

O empresário Francisco de Assis, conhecido como Panticão, um dos 36 organizadores, explica como surgiu o bloco. “Em encontros de amigos, roda de bebidas, brincadeiras, como proprietário de casa de show na região, começamos a fazer movimentos com camisetas e foi crescendo para esse movimento. Hoje é um bloco bem efetivo, bem grande e hoje nós conseguimos colocar multidões na região do grande Dirceu, sempre no último dia de Carnaval”, disse.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Bloco Kebra K-baça se reúne na Avenida principal do DirceuBloco Kebra K-baça se reúne na Avenida principal do Dirceu

Panticão disse que o nome do bloco “Kebra K-baça” instiga a curiosidade de muitas pessoas, mas ele explica.  “Trouxemos a origem, como nós tínhamos mais participantes familiares, pessoas mais velhas, nós pegamos coisas do campo, como a cabaça do homem do campo”, afirmou.

Os foliões se reuniram na avenida principal do bairro Dirceu Arcoverde, em frente ao Banco do Brasil, eles vão percorrer o percurso até a praça principal, ao som da banda A Onda. À noite as bandas Forró de Paredão e Swing Malino vão animar o público.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.