Fechar
GP1

Piauí

Tribunal de Contas determina cumprimento de limite de gastos com pessoal no Estado

A decisão deve ser comunicada à Procuradoria Geral de Justiça do Piauí, para ciência dos fatos e promoção das medidas que entender cabíveis.

O Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) acolheu o relatório da Divisão de Fiscalização da Administração Estadual (DFAE) sobre o acompanhamento de despesas com pessoal -2014 do Governo do Estado, durante a sessão de quinta-feira (30).

O pleno decidiu aplicar sanções ao Governo do Estado devido à extrapolação do limite máximo de gasto com pessoal. A Lei de Responsabilidade Fiscal estipula como limite máximo 49% de gasto com pessoal, no 1º quadrimestre de 2014 o percentual atingido pelo Estado do Piauí foi de 50,23% e no 2º quadrimestre a despesa permaneceu acima do limite com 50,04%.

O relatório elaborado por técnicos do Tribunal aponta que o governador, Moraes Souza Filho, “deixou de ordenar ou de promover, na forma e nos prazos estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a execução de medidas legais para a redução do montante excedente em relação ao limite máximo da despesa total com pessoal, referente ao 1º quadrimestre do exercício de 2014”. Conforme o levantamento procedido nos Diários Oficiais do Estado, no intervalo de 01 de maio a 30 de setembro de 2014, ocorreram, ao todo, 1.275 nomeações.

O TCE-PI estabeleceu um prazo de 10 dias para que o governador informe quais medidas efetivamente adotadas para adequar o Estado no percentual legal de gasto com pessoal estabelecido pela LRF. A Corte determinou a sustação dos atos administrativos que provocaram aumento de despesas com pessoal nos últimos 180 dias anteriores ao final do mandato e a imediata anulação de qualquer ato de nomeação ou contratação de pessoal. A decisão deve ser comunicada à Procuradoria Geral de Justiça do Piauí, para ciência dos fatos e promoção das medidas que entender cabíveis.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.