Fechar
GP1

Piauí

Tribunal de Justiça aceita denúncia contra prefeito Dedé Marinho e empresário Miguel Rodrigues

A ação penal foi recebida pelos componentes da 1ª Câmara Especializa Criminal no último dia 11 de março. Se condenados, os acusados podem pegar de 3 à 5 anos de prisão.

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí recebeu denúncia contra o prefeito de Arraial, Leonerso da Silva Marinho, e Miguel Rodrigues Martins Neto, proprietário da empresa MM Distribuidora, por crime contra a lei de licitações. A ação penal foi recebida pelos desembargadores  da 1ª Câmara Especializa Criminal no último dia 11 de março.
Imagem: ReproduçãoDedé Marinho - Prefeito de Arraial(Imagem:Reprodução)Dedé Marinho - Prefeito de Arraial

Dedé Marinho, como o prefeito é conhecido, e Miguel Rodrigues são acusados de infringir o artigo 89 da lei das licitações que trata de “dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa e à inexigibilidade”. Se condenados, eles podem pegar de 3 à 5 anos de prisão.

De acordo com a denúncia proposta pelo Ministério Público do Estado, Dedé Marinho realizou diversos contratos para aquisição de materiais odontológico, hospitalar e de laboratorial com a empresa de Miguel Rodrigues no período de dois meses, durante o ano de 2010. O órgão ministerial narra que o fracionamento da despesa foi uma forma de burlar a realização de procedimento licitatório.

Notificado, o prefeito alegou que os fatos indicados na denúncia não representam a realidade dos fatos, que havia um decreto de emergência que justificava a realização de contratações de forma direta e pediu a extinção do processo.

Já o empresário Miguel Rodrigues declarou a inexistência de culpa e afirmou que não houve fracionamento do objeto.

A Procuradoria Geral de Justiça entendeu que há elementos suficientes que demonstram evindencias de autoria e materialidade do delito praticado pelos acusados.

Participaram do julgamento, além do relator do processo José Francisco do Nascimento,  os desembargadores Edvaldo Pereira de Moura e Fernando Carvalho Mendes.

A denúncia foi autuada em janeiro de 2014.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.