Fechar
GP1

Piauí

Tribunal de Justiça suspende o julgamento dos acusados pela morte do vereador Titico

Julgamento seria realizado nesta quarta-feira, 20 de agosto, mas foi suspenso por determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Atendendo solicitação dos advogados da defesa, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí suspendeu liminarmente o julgamento dos dois acusados pela morte do vereador Francisco de Assis Pio da Silva, o Titico Barbosa (PP). O crime ocorreu na noite de 14 de outubro de 2012 na localidade Angical dos Domingos, zona rural de Picos, e teve ampla repercussão.

O julgamento de José Gonçalves Nunes, o Zé Neto, e do seu filho, Josimar Holanda Nunes, o Mazinho, estava marcado para esta quarta-feira, 20 de agosto, no auditório do Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros, em Picos.
Imagem: José Maria Barros/GP1Mazinho e Zé Neto serão submetidos a júri popular(Imagem:José Maria Barros/GP1)Mazinho e Zé Neto serão submetidos a júri popular
Alegando uma série de motivos, como influência política da família da vítima, os advogados da defesa ingressaram no TJ Piauí com um pedido de desaforamento do julgamento. Isto é, que a sessão do Tribunal Popular do Júri não ocorra em Picos, local do crime, mas em Teresina.

O relator do processo, desembargador Pedro Alcântara da Silva Macedo, aceitou os argumentos e ontem, 18 de agosto, concedeu a liminar suspendendo o julgamento até que o pedido seja julgado pelo pleno da corte.
Imagem: José Maria Barros/GP1Audiência de instrução e julgamento dos acusados pela morte do vereador(Imagem:José Maria Barros/GP1)Audiência de instrução e julgamento dos acusados pela morte do vereador
A perspectiva é de que o pedido de desaforamento seja analisado e julgado pelo TJ-PI num prazo de dez dias. Se for negado à sessão do Tribunal Popular do Júri será realizada em Picos em nova data a ser definida pela juíza da 1ª Vara da Comarca local, Nilcimar Rodrigues de Carvalho Araújo.

O crime

Segundo a denúncia do Ministério Público, o vereador Titico Barbosa foi assassinado a tiros e facadas no final da tarde de 14 de outubro de 2012, uma semana após ser reeleito para o terceiro mandato. O crime ocorreu em um bar situado na localidade Angical dos Domingos, zona rural de Picos, e teve ampla repercussão em todo o estado do Piauí.

Zé Neto e Mazinho conseguiram fugir, mas uma semana depois do crime eles se apresentaram à justiça acompanhados do advogado Nazareno Thé. Como já existiam mandados de prisão preventiva expedidos pela justiça, os dois foram recolhidos à Penitenciária Regional José de Deus Barros, onde estão até hoje.

Em razão de o crime ter tido ampla repercussão, a expectativa é de que um grande número de pessoas queira acompanhar o julgamento. Por causa disso, a segurança no Fórum de Picos deverá ser reforçada.

A previsão é que o julgamento demore em torno de dois dias, pois várias testemunhas foram arroladas no processo. Além disso, terá o depoimento dos dois acusados.

O advogado Herval Ribeiro informou ainda que Zé Neto foi indiciado por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio e porte ilegal de armas de fogo e branca. Já o seu filho Mazinho foi pronunciado por homicídio triplamente qualificado, lesão corporal e porte ilegal de armas de fogo e branca.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.