Fechar
GP1

Jerumenha - Piauí

Tribunal reprova contas e multa a ex-prefeita Chirlene Araújo

Para a reprovação das contas os conselheiros levaram em consideração algumas irregularidades encontradas como ausência de licitação e fragmentação de despesas.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) reprovou a prestação de contas da ex-prefeita de Jerumenha, Chirlene de Souza Araújo, referente ao exercício de 2014 e determinou a aplicação de multa.

Para a reprovação das contas os conselheiros levaram em consideração algumas irregularidades encontradas como ausência de licitação e fragmentação de despesas, inadimplência na Eletrobras, no valor de R$ 143.777,22 mil, pagamento de contribuições previdenciárias e sociais com atrasos, gerando encargos com juros e multas e falhas no controle interno,  irregularidade em despesa com pessoal do poder executivo, contabilidade e controle social, entre outras coisas.

  • Foto: Facebook/Chirlene AraújoEx-prefeita Chirlene AraújoEx-prefeita Chirlene Araújo

Em sua defesa, ela chegou a afirmar que no caso das despesas com pessoal “o município de Jerumenha, por ser um município pequeno e com muitas dificuldades, se ver obrigado a contratar de forma precária seus funcionários, para atender as necessidades de interesse público do município, mas com o decorrer do mandato e com os impasses resolvidos através do poder judiciário é certo que município de Jerumenha continuará em total conformidade com a lei”.

Os conselheiros entenderam que ela não conseguiu sanar uma parte das falhas encontradas e decidiram aplicar multa a ex-prefeita Chirlene de Souza no valor correspondente a 1.000 UFR-PI que será recolhido pelo Fundo de Modernização do Tribunal de Contas (FMTC) no prazo de 30 dias após o trânsito em julgado da decisão.

Participaram do julgamento os conselheiros Kleber Dantas Eulálio Luciano Nunes Santos, Abelardo Pio Vilanova e Silva e Jaylson Fabianh Lopes Campelo, além do representante do Ministério Público de Contas, a procuradora Raïssa Maria Rezende de Deus Barbosa. A decisão é do dia 11 de abril.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.