Ciência e Tecnologia

Trio norte-americano leva prêmio Nobel de Medicina de 2017

Prêmio foi anunciado na manhã desta segunda-feira (02), na Suécia.

NAYRANA MEIRELES

- atualizado

O prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2017 foi para os cientistas norte-americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young por suas descobertas no ritmo circadiano, espécie de relógio biológico interno que regula nosso metabolismo às diversas fases do dia. O prêmio foi anunciado na manhã desta segunda-feira (02).

Os estudiosos conseguiram isolar um gene que controla o nosso ritmo interno. Depois, eles mostraram que esse gene fornece informações para que o corpo fabrique uma proteína que se acumula nas células durante a noite e vai se degradando durante o dia.

  • Foto: Divulgação/Twitter Prêmio NobelVencedores do prêmio Nobel de Medicina 2017Vencedores do prêmio Nobel de Medicina 2017

De acordo com informações do G1, o achado responde a uma dúvida que há muito tempo intriga os cientistas: o mecanismo biológico que faz com que o corpo responda às diversas fases do dia geradas pela rotação da Terra.

Jeffrey C. Hall nasceu em 1945 em Nova York, nos Estados Unidos e terminou o seu doutorado em Washington University. Michael Rosbash nasceu em 1944 em Kansas City, nos Estados Unidos e em 1970 terminou seu doutorado no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Já Michael W. Yong nasceu em 1949 em Miami, nos Estados Unidos e fez seu doutorado na Universidade de Texas (Austin).

Mais conteúdo sobre: