Fechar
GP1

Mundo

Trump assina decreto para retirar EUA do Acordo Transpacífico

O acordo havia sido negociado pelo governo do ex-presidente, Barack Obama.

Foi assinada nesta segunda-feira (23) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um decreto para a retirada do país do Acordo Transpacífico (TPP, na sigla em inglês). O acordo havia sido negociado pelo governo do ex-presidente, Barack Obama, e encarado como um contrapeso à influência crescente da China, de acordo com o G1.

Durante a campanha à presidência, Donald Trump atacou com intensidade o acordo, chamando-o de “terrível”, e que segundo ele, violava os interesses dos trabalhadores do país.

O texto, promovido por Washington e que, supostamente, modela as regras do comércio do século XXI, foi assinado em 2015, mas ainda não entrou em vigor.

O Acordo Transpafícico foi assinado por 12 países: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura, Estados Unidos e Vietnã, que representam 40% da economia mundial.

O tratado tem como objetivo reduzir as barreiras comercias em algumas das economias em rápido crescimento em países da Ásia, e que se estende do Canadá ao Vietnã, não pode entrar em vigor sem os Estados Unidos. Ele requer a ratificação de pelo menos seis países que respondam por 85% do Produto Interno Bruto (PIB) combinado dos países membros.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.