Fechar
GP1

Saúde

TV Clube realiza debate com candidatos ao governo do Piauí

O debate foi mediado pela jornalista Zileide Silva. A produção do programa dividiu o debate em três blocos definidos, com duração prevista para 1 hora e 10 minutos.

A TV Clube realizou na noite desta terça-feira (30) o debate entre os quatro candidatos ao Governo do Piauí com representação no Congresso Nacional: Maklandel (PSOL), Zé Filho (PMDB), Wellington Dias (PT) e Mão Santa (PSC).

Na ocasião, o debate foi mediado pela jornalista Zileide Silva. A produção do programa dividiu o debate em três blocos definidos, com duração prevista para 1 hora e 10 minutos.

Apresentação

No primeiro bloco, cada candidato dirigiu perguntas livres ao seu adversário. No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas uns aos outros sobre temas sorteados pelo mediador. No terceiro e último bloco os candidatos fizeram suas considerações finais.

Cada candidato teve 30 segundos para formular a pergunta, 1 minuto e 30 segundos para a resposta, 1 minuto para a réplica e 1 minuto para a tréplica.

Em cada uma das rodadas, o mesmo candidato pôde ser questionado até duas vezes. Nas rodadas com tema determinado, a produção da TV Clube escolheu 20 temas que foram apresentados aos representantes dos candidatos previamente, onde oito deles foram escolhidos através de sorteio no decorrer do debate.

O debate teve seu início bastante objetivo e o candidato Zé Filho (PMDB) buscou desequilibrar o seu principal adversário, Wellington Dias (PT), logo no primeiro embate ao mencionar o caso da barragem de Algodões, que destruiu várias comunidades e resultou na morte de famílias.

No decorrer do debate Zé Filho voltou a indagá-lo sobre as questões de escândalos no governo do PT e ressaltou ainda a pouca participação do Governo Federal no período em que teve Lula e Dilma como aliados e a pouca ação em obras realizadas pelo Governo do Estado.

O candidato Wellington Dias respondeu às críticas de Zé Filho e Mão Santa, afirmando que não iria tratar das questões levantadas pelos adversários, ressaltando serem mais importantes as discussões dentro das propostas do programa de governo de cada candidato.

Mão Santa, por sua vez, frisou as ações executadas quando foi governador do Piauí e trouxe propostas nas áreas de saneamento básico e transporte público, dois pontos bastante comentados pelo candidato, que também não poupou em falar dos escândalos no governo do PT.

Já Maklandel ressaltou que os governos que se apresentam no Estado não buscam soluções definitivas para a educação, segurança e saúde e se voltou contra os outros três candidatos os tratando como mentirosos.

O debate em tempo real

Imagem: GP1/DivulgaçãoCandidatos participam de debate da TV Clube(Imagem:GP1/Divulgação)Candidatos participam de debate da TV Clube

Atualizada às 22:53 -
O candidato Zé Filho abriu o debate indagando a Wellington Dias sobre o processo na Justiça que o petista responde por conta do acidente na Barragem de Algodões. De acordo com o Wellington Dias, ele irá provar que não há sentido a denúncia feita.

O candidato Zé Filho retrucou a resposta de Wellington Dias: “Tudo para o PT é normal, mas responder a processo por um crime de homicídio não é normal. Eu acho que isso tem que ser dado uma resposta sobre isso. Foram pessoas que morreram”, frisou.

Atualizada às 23:05 - Mão Santa perguntou a Wellington Dias sobre as ações propostas pelo petista em seu plano de governo. O Petista falou sobre ações voltadas em educação, habitação e infraestrutura. O candidato Mão Santa afirmou que Wellington nada fez durante o período em que foi governador e ressaltou os escândalos do PT, voltando a falar dos R$ 180 mil reais.

Atualizada às 23:12 - Logo em seguida foi a vez de Wellington perguntar a Maklandel sobre suas ações propostas para atenção às mulheres, que respondeu afirmando que vai garantir maior participação das mulheres em vários níveis.

Maklandel indagou o que candidato Zé Filho vai fazer para evitar contrair empréstimos vultuosos pelo Estado. Zé Filho respondeu que o Estado está avançando, através de ajustes que são realizados com recursos para investimentos.

Maklandel afirmou que vai enxugar a máquina, diminuindo o número de cargos comissionados. Zé filho afirmou que Maklandel está no debate como um ator e mal informado.

Atualizada às 23:31 - A mediadora realizou o sorteio do primeiro, dentre os 20 temas propostos pela produção do debate e o candidato Zé Filho iniciou o tema Saneamento Básico perguntando a Mão Santa sobre o que ele pretende fazer na área, tendo em vista que durante o governo do PT nada fora construído. Mão Santa disse que é lamentável, pois a Agespisa foi destruída pelo PT.

O tema seguinte, Governabilidade, foi iniciado pelo candidato Wellington Dias, que questionou a Zé Filho sobre os cancelamentos de licitações. Zé Filho desmentiu Wellington e aproveitou para dizer que o governo federal está dificultando a liberação de repasses em obras que estão paradas. Em réplica, Wellington Dias afirmou que vai buscar uma boa relação com a Assembleia Legislativa para priorizar a governabilidade.

Zé Filho voltou a perguntar qual a obra realizada pelo governo de Wellington, que não tenha sido feita pelo Governo Federal.

Atualizada às 23:34 - O terceiro tema sorteado, Seca, foi a vez de Maklandel fazer perguntas para o candidato Mão Santa.

Atualizada às 23:41
- No segundo bloco de temas livres, Maklandel perguntou a Zé Filho quais as ações que ele pretende tomar em relação a cultura no Estado. Zé Filho respondeu, afirmando que pretende criar uma secretaria própria para cultura.

Atualizada às 23:51 - Em seguida, foi a vez de Wellington Dias formular a pergunta a Maklandel na área de atenção aos idosos. Maklandel disse que pretende garantir a prática do Estatuto do Idoso e convidou Wellington Dias a visitar a Vila do Ancião, que segundo ele está abandonada.

Zé Filho perguntou a Mão Santa o que ele pensa sobre a questão dos R$ 180 mil reais encontrados debaixo do banco do carro do primo do candidato Wellington Dias. Mão Santa lamentou que isso venha a acontecer no Piauí, e que anteriormente esses escândalos não aconteciam no Estado, somente após o governo do PT no Brasil.

Logo após Wellington Dias solicitou e teve direito de resposta aceito pela produção do debate e pediu que os candidatos falassem sobre propostas para o Piauí.

Atualizada às 23:55 – Iniciando os temas previamente determinados, Zé Filho perguntou a Mão Santa qual a solução para o problema da mobilidade urbana. Mão Santa afirmou que pretende priorizar os transportes de massa, com a criação de linhas férreas.

Zé Filho garantiu que vai iniciar a duplicação do metrô de Teresina no final do ano, beneficiando 50 mil pessoas com transporte de qualidade, através de recursos e sua maior parte do Estado.

Atualizada às 00:02 - O próximo tema foi saúde, onde Mão Santa perguntou sobre as ações que podem ser desenvolvidas por Zé Filho, caso seja eleito. Zé Fiho respondeu, convidando a população que visite os hospitais regionais do Estado e o HUT, que passaram por reformas e estão atendendo a contento. Em réplica, Mão Santa lembrou do caso da Sesapi, que incendiou na gestão de Wellington Dias.

O petista solicitou e teve direito de resposta atendido, onde ressaltou que o debate seja pautado em propostas e não em troca de acusações.

Atualizada às 00: 06 - Sobre transporte público, Maklandel perguntou a Wellington Dias o que ele propõe sobre o tema no Estado. Wellington Dias falou da necessidade de mais investimentos na área. Maklandel questionou a pouca ação de seu governo em 7 anos de mandato.

Atualizada às 00:10 - Wellington Dias indagou quais as propostas de Zé Filho para a questão da habitação no Piauí. Zé Filho afirmou que pretende ampliar o programa Minha Casa, Minha Vida àquelas pessoas que ainda estão sem moradias. Encerrado o segundo bloco.
 
Atualizada às 00: 16 - No último bloco os candidatos apresentaram suas considerações finais e pediram o voto do eleitor.

 Zé Filho pediu a oportunidade de governar por quatro anos para dá assistência ao servidor público e ampliar as políticas às mulheres.

Mão Santa afirmou que 12 anos de corrupção levou o Estado ao caos e afirmou que com Deus e verdade vai mudar o Estado.

Maklandel disse que apesar do uso da máquina estatal, no próximo dia 5 os direitos do povo serão garantidos e pediu o voto aos eleitores.

Wellington Dias disse que a partir da educação e condições de investimentos pode trazer desenvolvimento a partir do próximo ano.

Debate encerrado.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.