Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Uespi esclarece atraso em pagamentos de bolsas estudantis

A nota de esclarecimento revela também que apenas 113 alunos ainda não receberam os pagamentos em função de dados cadastrais incorretos.

O Prof. Dr. Paulo Henrique Pinheiro, pró reitor de planejamento e finanças da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), enviou um direito de resposta GP1, na manhã deste domingo (26), sobre a matéria intitulada "alunos reclamam de atraso em pagamentos de bolsas na UESPI”, publicada no dia 20 de março de 2017.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Ele esclarece que, atualmente, estão pagos os meses de dezembro/2016 e janeiro/2017. A ordem de pagamento do mês de fevereiro/2017 foi enviada ao banco no dia 24 de março de 2017 (sexta-feira), e deve ser creditado nas contas dos alunos ao longo da próxima semana. Além disso, a nota revela que apenas 113 alunos ainda não receberam os pagamentos em função de dados cadastrais incorretos (alunos com 2 contas cadastradas, contas informadas inativas, CPF informado de forma incorreta, agência e ou conta não informada, dentro outros problemas).

Confira a nota na íntegra:

OFÍCIO Nº 011/2016 - PROPLAN/UESPI

Teresina, 26 de março de 2017

Ao PORTAL GP1

Assunto: Contraponto à nota do DCE UESPI

Relativa à nota emitida pelo Diretório Central dos Estudantes da UESPI (DCE), cumpre-nos esclarecer que:

1. O Sistema de Pagamentos do Governo do Estado do Piauí foi modificado em janeiro/2017 do antigo SIAFEM para o SIAFE. Tal modificação objetiva melhorar o fluxo de pagamentos, pois o atual sistema é bem mais robusto que o anterior;

2. Toda mudança de sistema, em qualquer esfera administrativa, gera tensões e sobressaltos que já estão sendo devidamente solucionadas pela Pró- Reitoria de Planejamento e Finanças da UESPI – PROPLAN em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ, que tem nos dados todo suporte necessário;

3. O novo sistema, SIAFE, foi aberto para a UESPI em 08 de fevereiro de 2017 e a PROPLAN UESPI iniciou o cadastramento de mais de 1.400 bolsistas da universidade (nome, endereço, agência, conta bancária, CPF, tipo de bolsa e valor da bolsa);

4. Até a abertura do SIAFE, estavam em abertos os pagamentos de Dezembro/2016, Janeiro/2017 e Fevereiro/2017;

5. Encontram-se, atualmente, pagos os meses de Dezembro/2016 e Janeiro/2017, sendo que a ordem de pagamento do mês de Fevereiro/2017 foi enviada ao banco no dia 24/03/2017 (sexta-feira), devendo ser creditados nas contas dos alunos ao longo da próxima semana, levando-se em conta os prazos de compensação bancária. Dessa forma, os pagamentos estão devidamente regularizados, visto que o pagamento das bolsas de Março/2017 ocorrerão em abril (mês subsequente);

6. A PROPLAN nunca foi procurada por nenhum membro do DCE UESPI – órgão representativo dos estudantes - para dirimir dúvidas e/ou fazer reivindicações. Isso tem sido feito, sistematicamente, pelos próprios alunos interessados.

7. Por fim, apenas 113 (cento e treze) alunos ainda não receberam em função de dados cadastrais incorretos (alunos com 2 contas cadastradas, contas informadas inativas, CPF informado de forma incorreta, agência e ou conta não informada, etc) .

Percebe-se que apenas 8,07% dos bolsistas da UESPI encontram-se com algum tipo de bolsa atrasada. Esses alunos já foram notificados a apresentar cópias dos documentos para que seja feito o pagamento retrativo ao mês de dezembro. Os recursos já estão disponibilizados pela SEFAZ, que tem cumprido rigorosamente o Planejamento 2017 realizado em conjunto com a PROPLAN UESPI.

Ressaltamos, por fim, que a Administração Superior da UESPI sempre esteve aberta a prestar os esclarecimentos necessários à comunidade estudantil e que se solidariza com suas necessidades. Tanto que, não somente as bolsas estão atualizadas, como iremos lançar em abril de 2017, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PREG, edital com o retorno de 600 bolsas de monitoria remunerada, num investimento global de mais de R$ 7,4 milhões de auxílios estudantis (como previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2017 que teve a participação de estudantes de 12 Campi de nossa IES).

Colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Atenciosamente, Prof. Dr. Paulo Henrique Pinheiro

Pró Reitor de Planejamento e Finanças da UESPI

Portaria nº 0736/2016

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.