Fechar
GP1

Piauí

Uespi receberá R$ 66 mil para investir em Núcleo de Inovação Tecnológica

A Uespi concorreu na categoria 1° classe, destinada a universidades com NITs em fase inicial.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), foi contemplada no edital CNPq destinado a apoiar financeiramente universidades de todo o Brasil com interesse em investir ou criar Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT). A Uespi concorreu na categoria 1° classe, destinada a universidades com NITs em fase inicial.

A Uespi instituiu oficialmente o seu Núcleo em junho de 2014. O NIT é a instância responsável por patentear e assegurar a produção intelectual de obras científicas, literárias, artísticas entre outras, de projetos desenvolvidos tanto na própria universidade como em outras instituições.
Imagem: GP1Uespi(Imagem:Francyelle Elias/GP1)Uespi
Com a aprovação do projeto no edital, o Núcleo de Inovação Tecnológica da Uespi vai receber R$ 66,7 mil, valor que será usado inicialmente para a compra de móveis e equipamentos tecnológicos. Parte do recurso também será reservado a bolsas de produção científica, sendo uma para coordenador de pesquisa e três para graduandos e para a execução de cursos de formação em patente e engenharia.

O NIT abarcará outros setores como Núcleo de Inovação Transdisciplinar em Tecnologia e Incubação, esse com a incumbência de fortalecer o cenário científico e produtivo do Estado do Piauí, ao garantir a formação e buscar cooperação técnica e científica com empresas privadas, públicas e outras instituições de ensino e pesquisa; visando o crescimento, a diversificação e a modernização de diversas atividades.

“Inicialmente planejamos incentivar nossos pesquisadores a desenvolverem pesquisas com vistas a inovação tecnológica e posteriormente daremos suporte na proteção de seus inventos, incluindo acordos de cooperação para aproximar a universidade ao setor produtivo, por meio da comercialização de produtos, serviços ou processos”, disse Carlos Giovani, Diretor do NIT/UespiI.

Os recursos vindo do CNPq estão previstos para serem liberados dentro de poucos dias. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), responsável pelo projeto que deu origem ao setor, a administração superior da Uespi e os responsáveis pela coordenação do NIT váo tratar sobre a forma de seleção dos bolsistas, organização da divisão de Incubação e outros assuntos necessários para que o projeto do Núcleo de Inovação Tecnológica seja executado.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.