Fechar
GP1

Saúde

Vacinação contra Gripe iniciou nesta terça-feira em Teresina

Aproximadamente 173 mil pessoas devem ser imunizadas em Teresina.

O GP1 entrevistou a médica Amariles Borba, Diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que falou sobre a campanha de vacinação contra a Gripe H1N1 em Teresina, iniciada nesta terça-feira (26).

As vacinas serão distribuídas até o dia 20 de maio em todos os postos de vacinação de Teresina, o que inclui hospitais e as Unidades Básicas de Saúde (UBS), para os chamados grupos prioritários.

“A determinação desses grupos leva em consideração os levantamentos epidemiológicos do Brasil. Essa análise determina quem adoece mais, quem corre maiores riscos e quais são os segmentos que chegam [mais facilmente] a morte. Se enquadram nesse grupo: crianças de 6 meses a 5 anos, adultos maiores de 60 anos, indígenas, grávidas em qualquer idade gestacional, mulheres que tiveram filhos recentemente, população privada de liberdade dos 12 aos 100 anos de idade, funcionários de sistemas prisionais, profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas graves”, explicou Amariles Borba.
Imagem: Thais Guimarães/GP1Amariles Borba.j(Imagem:Thais Guimarães/GP1)Amariles Borba
Em relação à prevenção da doença, a diretora da FMS citou alguns cuidados que as pessoas que não terão acesso à imunização precisam adotar. “É preciso tomar cuidado com sua higiene pessoal e doméstica. Lavar as mãos antes de cada refeição e quando chegar da rua, com água e sabão, pois não basta só passar água. No caso das crianças, devem lavar da ponta do dedo até o cotovelo. Outra coisa que devemos evitar são os beijos, seja entre parceiros e parceiras, sejam beijos de cumprimento, porque nós estamos nesse momento com algumas características de uma virose gripal”, explicou.

A médica alertou ainda para os cuidados com as crianças. “Também é necessário evitar beijar crianças, faz parte de nossa cultura ver uma criança e querer pegar na mão e beijar, isso não deve ser feito em época alguma do ano, não só agora. As suas bactérias não podem fazer mal a você, mas podem fazer mal a criança”, declarou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Amariles Borba fala sobre a campanha de vacinação contra a Gripe (Imagem:Lucas Dias/GP1)Amariles Borba fala sobre a campanha de vacinação contra a Gripe
A especialista finalizou informando a respeito do caso de pessoas com alergia à ovo, que não poderiam tomar a vacina. “O informe técnico do ministério da saúde diz que a pessoa declaradamente alérgica a ovo teria que procurar um local para fazer a vacina em que tivesse um suporte de emergência. Então, no caso, a orientação é de que a pessoa deva procurar a fundação municipal de saúde, para tratar desse caso em específico”, pontuou.

O levantamento da Fundação Municipal de Saúde aponta que, somando todos os grupos prioritários, cerca de 173 mil pessoas devem ser vacinadas contra a Gripe H1N1 em Teresina até o dia 20 de maio.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.