Fechar
GP1

Mundo

Vaticano proíbe que cinzas sejam guardadas em casa após cremação

A Congregação para a Doutrina da Fé pretende com isso “evitar qualquer tipo de equívoco panteísta, naturalista ou niilista”.

  • Foto: VejaPapa FranciscoPapa Francisco

Nesta terça-feira (25), o Vaticano divulgou novas regras para a cremação de católicos, entre elas, está a proibição à conservação das cinzas em casa, isso para evitar que elas se tornem “lembranças comemorativas”.

De acordo com a Veja, o documento “Ad resurgentum cum Christo” (Renascendo com Cristo, em latim), escrito pela Congregação da Doutrina para a Fé, também inclui que os católicos estão proibidos de espalharem as cinzas de seus entes queridos no mar ou em qualquer outro tipo de ambiente e, ainda, orienta normas canônicas para a “conservação dos restos mortais”.

A Congregação para a Doutrina da Fé pretende com isso “evitar qualquer tipo de equívoco panteísta, naturalista ou niilista”. Além disso, o Vaticano abre exceção apenas para casos envolvendo “circunstâncias graves e excepcionais, dependendo das condições culturais de caráter local. No entanto, as cinzas não podem ser divididas entre os membros da família e devem ser respeitadas as condições adequadas de conservação”, informou a instrução.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.