Fechar
GP1

Política

Veja os motivos que levaram ao pedido de afastamento de Cunha

Rodrigo Janot quer que o peemedebista deixe o mandato de parlamentar e a presidência da Câmara.

Na quarta-feira (17) o procurador-geral da República Rodrigo Janot protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido de afastamento do presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB). Janot quer que o peemedebista deixe o mandato de parlamentar e a presidência da Câmara, por ele utilizar o cargo para atrapalhar investigações sobre o bilionário escândalo de corrupção na Petrobras.

Imagem: DivulgaçãoRodrigo Janot quer que o peemedebista deixe o mandato de parlamentar e a presidência da Câmara(Imagem:Divulgação)Rodrigo Janot quer que o peemedebista deixe o mandato de parlamentar e a presidência da Câmara

Segundo a Veja, o procurado afirma que o afastamento de Eduardo Cunha é crucial para garantir a ordem pública, a regularidade das investigações na Lava Jato e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Janot ressalta que as suspeitas contra Cunha são anormais que as acusações contra ele de manter dinheiro de propina em contas secretas na Suíça e de ter recebido propina de operadores do esquema da Petrobras podem acarretar a perda do mandato.
 
Acusações


Segundo o G1, no documento, o procurador-geral listou onze situações em que Eduardo Cunha usou seu mandato para atrasar as investigações da Lava Jato. Confira abaixo motivos apontados pela Procuradoria-Geral da República para pedir ao STF o afastamento de Cunha:

1- Eduardo Cunha fez uso de requerimentos para pressionar pagamento de propina do empresário Júlio Camargo e o grupo Mitsui. Já havia casos de requerimento para pressionar dirigentes de empresas de petróleo.

2-Eduardo Cunha estava por trás de requerimentos e convocações feitas a fim de pressionar donos do grupo Schahin com apoio do doleiro Lúcio Funaro. Depoimentos de Salim Schahin confirmam isso. Lúcio Funaro pagou parte de carros em nome da empresa C3 Produções Artísticas, que pertence à família de Cunha.

3-Eduardo Cunha atuou para convocar a advogada Beatriz Catta Preta na CPI da Petrobras para “intimidar quem ousou contrariar seus interesses”.

4-Eduardo Cunha atuou para contratação da empresa de espionagem Kroll pela CPI da Petrobras, “empresa de investigação financeira com atuação controvertida no Brasil".

5- Eduardo Cunha usou a CPI para convocação de parentes de Alberto Youssef, como forma de pressão.

6 - Eduardo Cunha abusou do poder com a finalidade de mudar a lei impedir que um delator corrija o depoimento.

7 - Eduardo CUnha mostrou que retalia quem o contraria com a demissão do diretor de informática da Câmara, Luiz Eira.

8 - Eduardo Cunha usou cargo de deputadopara receber vantagens indevidas para aprovar parte de medida provisória de interesse do banco BTG.

9- Eduardo Cunha fez "manobras espúrias" para evitar investigação na Câmara com obstrução da pauta com intuito de se beneficiar.

10 - Eduardo Cunha fez ameaças ao deputado Fausto Pinato (PRB-SP), ex-relator do processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara.

11 - Eduardo Cunha teria voltado a reiterar ameaças a Fausto Pinato.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.