Fechar
GP1

Economia e Negócios

Vendas do varejo avançam pelo terceiro mês seguido

“É o crescimento mais consistente desde o final de 2014”, destacou a gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Isabella Nunes.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (15), que as vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 1,2% em junho frente ao mês anterior. Já a receita do setor avançou 0,8% na série livre de ajuste sazonal.

“É o crescimento mais consistente desde o final de 2014”, destacou a gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Isabella Nunes. Em comparação a junho do ano anterior, o setor teve expansão de 3,0% em junho. Foi o terceiro resultado positivo nesta base de comparação e mais intenso que em maio, com 2,6% e abril, com 1,7%.

Segundo Isabella, diversos fatores influenciaram o resultado de junho. “O primeiro é a base de comparação muito baixa. Além disso, temos que considerar a demanda represada. O próprio movimento das lojas de oferecerem promoções e mix de produtos com preços mais baixos beneficiou as vendas”, disse.

  • Foto: Sergio Moraes/VejaVarejoVarejo

No trimestre, o setor acumula alta de 2,5%. Foi o melhor resultado trimestral desde o último trimestre de 2014. “Todas as atividades mostram uma melhora, seja revertendo a queda, reduzindo a queda ou ampliando o aumento que já vinha apresentando”, disse. “Evidente que essa melhora é a mais evidente desde 2014. Mas, o comércio varejista ainda está 8,2% abaixo do seu pico histórico, registrado em novembro de 2014”, completou. Já o varejo ampliado, segundo a pesquisadora, está 16,3% abaixo do seu pico, observado em agosto de 2012.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.