Fechar
GP1

Piauí

Vendedor ambulante tenta há seis meses marcar exames pelo SUS na cidade de Picos

Elísio Rodrigues Gomes, de 56 anos, tenta há seis meses conseguir agendar dois exames pelo Sistema Único de Saúde e não consegue.

O vendedor ambulante de água mineral Elísio Rodrigues Gomes, de 56 anos, denunciou ontem, 15, que está há seis meses tentando marcar dois exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Picos, e não consegue. A denúncia foi feita durante manifestação dos servidores da Saúde do município.

Natural da cidade de Monteiro, no estado da Paraíba, Elísio reside em Picos faz um ano. Ele diz que não tem condições de pagar para realização dos dois exames e apela às autoridades para facilitar o agendamento dos procedimentos.
Imagem: José Maria Barros/GP1Ambulante mostra as guias de solicitação dos exames(Imagem:José Maria Barros/GP1)Ambulante mostra as guias de solicitação dos exames
O médico Abel de Barros Araújo foi quem forneceu as duas requisições para o ambulante Elísio agendar a realização dos dois exames. PSA livre e PSA total.

Segundo os especialistas, o PSA serve para detectar o câncer da próstata antes de ocorrer à metástase, isto é, enquanto está confinado no órgão. Nesse estágio a chance de cura é muito grande porque o tumor pode ser erradicado totalmente através da prostatectomia.

O ambulante disse que precisa fazer o exame preventivo de Próstata, porque há nove anos perdeu um irmão acometido de câncer de Próstata devido o mesmo não ter se preocupado.

“Estou me preocupando hoje para não passar o mesmo que ele, mas venho sendo impossibilitado, pois me disseram na Secretaria Municipal de Saúde que esses exames só fazem particular. Era melhor eu não perder tempo”, denunciou.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.