Fechar
GP1

Mundo

Venezuela anuncia saída da OEA após pressão internacional

Chanceler acusa a organização de ‘ingerência’ e de tentar um ‘golpe de Estado’ por convocar reunião para debater crise venezuelana.

O governo da Venezuela anunciou nesta quarta-feira (26), a decisão de sair da Organização dos Estados Americanos (OEA). A ministra das Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, afirmou que o país iniciará os trâmites para abandonar o órgão.

De acordo com informações do Estadão, o processo pode levar até dois anos. A atitude do governo do presidente Nicolás Maduro veio em resposta à decisão da OEA de convocar uma reunião extraordinária de chanceleres de seus países-membros para debater a grave crise venezuelana e a repressão a protestos de opositores.

  • Foto: APMinistra das Relações Exteriores, Delcy RodríguezMinistra das Relações Exteriores, Delcy Rodríguez

Desde o fim de março, diversas manifestações têm ocorrido diariamente exigindo a convocação de eleições regionais que deveriam ter sido realizadas em 2016, mas foram adiadas por prazo indefinido. A convocação da reunião foi aprovada pelos países-membros da organização por 19 votos a 10, com 4 abstenções. O Brasil votou a favor da realização do encontro. 

Delcy Rodríguez repetiu a versão do governo de Caracas acusando a OEA de “ingerência” e de uma tentativa de “golpe de Estado” articulado a partir do exterior para derrubar Maduro. Em seu discurso, a chanceler mencionou o impeachment da ex-presidente brasileira Dilma Rousseff como exemplo de “ação externa”. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.