Fechar
GP1

Política

Vereador Raimundo Nunes denuncia paralisação de obras em Picos

Parlamentar diz que diversas obras importantes para o desenvolvimento do município de Picos e para a geração de emprego e renda estão paralisadas.

O vereador Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PSB), denunciou a paralisação de várias obras estaduais e federais em Picos. Ele solicitou das autoridades competentes providências urgentes para resolver o impasse. A cobrança foi feita da Tribuna da Câmara Municipal e reforçada em entrevistas na imprensa.

Imagem: José Maria Barros/GP1Placa indica mais uma obra do governo em Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Placa indica mais uma obra do governo em Picos
Imagem: José Maria Barros/GP1Até a placa com informações sobre a obra está toda rasgada(Imagem:José Maria Barros/GP1)Até a placa com informações sobre a obra está toda rasgada
Imagem: ReproduçãoPlaca com detalhes da obra.(Imagem:Reprodução)Placa com detalhes da obra.

Segundo o parlamentar, diversas obras importantes para o desenvolvimento do município de Picos e para a geração de emprego e renda estão paralisadas, ou então andando a passos lentos, sem previsão de quando serão concluídas.

Dentre essas obras o vereador citou o asfalto do centro de Picos, asfalto de Picos a Tabatinga, de Tabatinga a Santa Cruz do Piauí, do trecho ligando a Chapada do Mocambo, da sede a comunidade de Gameleira dos Rodrigues e asfalto do bairro Morada do Sol.

“Todas as obras de asfalto em Picos estão paralisadas. Aquelas que não estão paradas o trabalho é muito lento, praticamente parado”, denuncia o vereador Renato Ibiapino.

Além delas tem ainda o Mercado do Produtor, que, segundo o parlamentar, tem uma importância muito grande para o município de Picos. O alargamento das duas pontes sobre o Rio Guaribas. “Enfim, diversas obras em nosso município viabilizadas pelos governos federal e estadual estão todas paradas”, lembra Renato.

Tem ainda a Avenida Beira-Rio que tem como principal objetivo desafogar o trânsito da cidade também está parada e, a exemplo das demais, prejudicando o desenvolvimento de Picos. Sem falar no viaduto, cuja obra foi anunciada com estardalhaço e ainda não foi sequer iniciada.

Imagem: José Maria Barros/GP1Ponte sobre o Riacho dos Macacos está interditada(Imagem:José Maria Barros/GP1)Ponte sobre o Riacho dos Macacos está interditada
Imagem: José Maria Barros/GP1Ponte ligando ao bairro Emaús(Imagem:José Maria Barros/GP1)Ponte ligando ao bairro Emaús
Imagem: José Maria Barros/GP1Trecho por onde passará avenida Beira Rio(Imagem:José Maria Barros/GP1)Trecho por onde passará avenida Beira Rio

Prejuízo

Para o vereador Renato o prejuízo para a comunidade de Picos é enorme, incalculável, pois são obras que desafogariam o trânsito da cidade, que possibilitariam o funcionamento da Zona Verde ou Azul, facilitariam o escoamento da produção. “Todas precisam ser concluídas a fim de que esses projetos possam virar realidade”, alerta o vereador.

Imagem: José Maria Barros/GP1Avenida Beira Rio(Imagem:José Maria Barros/GP1)Avenida Beira Rio
Imagem: José Maria Barros/GP1Avenida José de Moura Monteiro(Imagem:José Maria Barros/GP1)Avenida José de Moura Monteiro
Imagem: José Maria Barros/GP1Construção do viaduto ficou somente na promessa(Imagem:José Maria Barros/GP1)Construção do viaduto ficou somente na promessa
Imagem: José Maria Barros/GP1Desvio da ponte sobre o Riacho dos Macacos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Desvio da ponte sobre o Riacho dos Macacos

O parlamentar diz ainda que todos os dias recebe em seu gabinete moradores do povoado Torrões, Chapada do Mocambo, bairro Morada do Sol e outros para falar sobre o assunto. “O sentimento do povo é de revolta, de tristeza. A comunidade lutou tanto e sonhou com essas obras e de repente vê todas elas paralisadas, é triste”, lamenta o parlamentar.

Diante do impasse Renato defende a união dos vereadores, dos deputados estaduais e do prefeito de Picos no sentido de juntos pressionarem o governo do estado a retomar as obras imediatamente. Segundo ele, são todas obras importantes para o progresso e o desenvolvimento do município.

Imagem: José Maria Barros/GP1Estrada de Gameleira dos Rodrigues está parada(Imagem:José Maria Barros/GP1)Estrada de Gameleira dos Rodrigues está parada
Imagem: José Maria Barros/GP1Estrada que liga ao bairro Aroeiras do Matadouro(Imagem:José Maria Barros/GP1)Estrada que liga ao bairro Aroeiras do Matadouro

Outro lado

O engenheiro Severo Eulálio Filho, diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagens do Piauí (DER-PI), disse que apenas a obra do viaduto está parada, as demais todas estão em andamento.

Imagem: José Maria Barros/GP1Diretor do DER diz que obras estão em andamento(Imagem:José Maria Barros/GP1)Diretor do DER diz que obras estão em andamento

Segundo ele, os recursos para execução dessas obras em todo o estado do Piauí, são oriundos de um financiamento de 600 milhões de reais junto a Banco do Brasil.

Severo Filho explica que a obra do viaduto está parada por uma questão técnica, tendo em vista que o projeto necessita de aprovação por parte da Procuradoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília.

“Após a aprovação desse projeto celebraremos um convênio de delegação, competindo ao DER-PI à gerência da BR-316 na altura do bairro Bomba, em Picos, local onde será executada a obra”, enfatiza Severo Filho.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.