Fechar
GP1

Política

Vereador Simão Carvalho critica extinção do programa Ronda Cidadão na cidade de Picos

Vereador usou a Tribuna da Câmara Municipal de Picos na última sessão para cobrar das autoridades de segurança a reativação do Programa Ronda Cidadão.

O vereador Simão Carvalho Filho (PMDB) usou a tribuna da Câmara Municipal na sessão da última quinta-feira, 30 de abril, para criticar a extinção do Ronda Cidadão em Picos. O parlamentar aproveitou a oportunidade para cobrar das autoridades estaduais de segurança pública a imediata reativação do programa.
Imagem: José Maria Barros/GP1Vereador cobra reativação do Ronda Cidadão em Picos(Imagem:José Maria Barros)Vereador cobra reativação do Ronda Cidadão em Picos

“Fiquei sabendo que através de uma portaria desativaram o Ronda Cidadão em Picos. Acho isso uma falta de respeito com nossa população, pois o programa vinha prestando um bom serviço na área de segurança à nossa comunidade” – criticou o parlamentar.

Simão Carvalho já havia feito à denúncia e cobrado a reativação do Ronda Cidadão durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Picos no dia 28 de abril. Estavam presentes várias autoridades estaduais da área, dentre as quais o secretário de Segurança Pública, deputado Fábio Abreu (PTB) e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto.
Imagem: ReproduçãoRonda Cidadão foi imlantado em Picos no ano de 2012(Imagem:Reprodução)Ronda Cidadão foi imlantado em Picos no ano de 2012

“Questionei ao secretário de Segurança e ao comandante da PM, os motivos que resultaram na desativação do Ronda Cidadão em Picos. A população está cobrando o retorno do programa, que vinha fazendo um bom trabalho nos bairros da cidade. No entanto, até o momento nenhuma providência foi adotada” – lembrou o parlamentar.
 
O programa de policiamento comunitário foi implantado em Picos no dia 14 de junho de 2012. O primeiro modulo contava com um efetivo de 14 policiais treinados para atuar junto à população e duas viaturas com equipamentos que viabilizavam uma comunicação mais rápida e eficiente. Atuava nos bairros Centro, Canto da Várzea, Paroquial, São José, Aerolândia, Passagem das Pedras, Cidade de Deus, Boa Vista e Malvinas.
 
Imagem: ReproduçãoPrograma foi implantado em Picos pelo então governador Wilson Martins (PSB)(Imagem:Reprodução)Programa foi implantado em Picos pelo então governador Wilson Martins (PSB)

No dia 22 de fevereiro de 2013, o governador Wilson Martins inaugurou mais dois módulos do Ronda Cidadão, em Picos. Com isso, a cidade tornou-se totalmente coberta pelo policiamento que recebeu mais vinte policiais, armamentos e mais uma nova viatura totalmente equipada. O programa contava com 35 policiais e três viaturas que realizavam o policiamento em todos os bairros.

Para o vereador Simão Carvalho, o município de Picos perdeu muito com a extinção do Ronda Cidadão. Por isso ele solicitou através de requerimento aprovado pela Câmara Municipal, providências no sentido de que o programa seja reativado com a máxima brevidade.

Outro lado
Imagem: José Maria Barros/GP1Comandante da PM confirma mudanças no Ronda Cidadão(Imagem:José Maria Barros)Comandante da PM confirma mudanças no Ronda Cidadão

Durante visita a cidade de Picos, o comandante geral da PM, coronel Carlos Augusto, confirmou algumas mudanças no Ronda Cidadão. “Aqui em Picos tinha um núcleo do programa que era subordinado a um comando de Teresina. Quando eu assumi determinei que ficasse subordinado ao comando da unidade” – explicou.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.