Fechar
GP1

Piauí

Vereadores cobram execução de projeto das novas paradas de ônibus em Teresina

Os parlamentares acreditam que o projeto de licitação do transporte coletivo pode atrasar a implantação das estruturas.

 A problemática das paradas de ônibus da capital volta a ser discutida na Câmara Municipal de Teresina. Nesta quinta-feira (23), os vereadores cobraram a execução do projeto piloto encabeçado pela Prefeitura que busca revitalizar e construir novos pontos no município. Os parlamentares acreditam que o projeto de licitação do transporte coletivo pode atrasar a implantação das estruturas.
Imagem: DivulgaçãoVereador Rodrigo Martins(Imagem:Divulgação)Vereador Rodrigo Martins
A discussão foi iniciada pelo vereador Rodrigo Martins (PSB), que é presidente da CMT, durante discurso na tribuna. O socialista lembrou que a Prefeitura possui um projeto de novas paradas de ônibus na capital, que é realizado pelo Grupo de Trabalho de Projetos Estruturantes de Intervenções Urbanas (GPE), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), e que vai cobrar prazo de execução.
 
Segundo ele, o prefeito Firmino Filho reconheceu dificuldades em encerrar o processo licitatório do sistema de transporte coletivo que prevê novas paradas. “Sabemos desses obstáculos, mas o cidadão não pode esperar e ser penalizado. É preciso buscar solução imediata já que em breve sairemos do b-r-o-bró e entraremos no período chuvoso”, afirmou Rodrigo.
 
Martins lembra que sugeriu ao Executivo a realização de um concurso que premiaria as melhores ideias e projetos oriundos de estudantes de Arquitetura e Engenharia da capital. “Seria uma forma também de descobrir novos talentos. Temos abrigos que foram condenados pelo Crea por ameaçar a vida dos usuários e outros que não protegem do sol e da chuva”, acrescenta Rodrigo.
 
O projeto de novas paradas é encabeçado pela arquiteta e professora da UFPI Alcília Afonso. Atualmente, Teresina apresenta cerca de 2.200 abrigos.
 
Parceria com a iniciativa privada
 
Em aparte ao discurso do presidente da CMT, os vereadores destacaram ainda a importância da parceria com empresas na construção e manutenção das paradas de ônibus. “Os abrigos devem oferecer conforto aos usuários, ter climatização e também alguns serviços como bibliotecas e lanchonete. Isso é possível por meio de parceria com empresas, que poderiam adotar uma parada e até divulgar sua marca ali”, disse o vereador Ricardo Bandeira (PSDC).
 
O vereador Pedro Fernandes (SD) ressaltou que falta atenção também às paradas de ônibus instaladas na periferia e na zona rural de Teresina. “Esse problema não é exclusividade do Centro da cidade. O cidadão já paga uma passagem relativamente cara e nas regiões mais afastadas, os usuários ainda aguardam a chegada do transporte coletivo por mais de uma hora sob o sol forte”, contou.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.