Piauí

Vereadores de Teresina realizam audiência no povoado Cacimba Velha

A audiência foi proposta pelo vereador Dr. Lázaro Carvalho (PPS), após receber reivindicações da população.

- atualizado

A Câmara Municipal de Teresina realizou na tarde de sexta-feira (29), uma audiência pública no povoado Cacimba Velha, zona rural de Teresina. A audiência foi proposta pelo vereador Dr. Lázaro Carvalho (PPS), após receber reivindicações da população, que solicita mais atenção do poder público para solucionar problemas de segurança, saúde, transporte público e até mesmo abastecimento regular de água.

“O principal problema da comunidade, que eu sinto, é o transporte público, que ainda é deficitário. A gente vê que muitas pessoas têm que se locomover para o centro de Teresina e os horários [dos ônibus] são pré-determinados [e poucos]. Se perder aquele horário ali pronto, não retorna mais de lá, ou não faz seu encaminhamento até Teresina. Outro grande problema é o aspecto da segurança pública... a gente percebe que a falha é muito grande nesse aspecto”, contou o professor Jucival Sousa, diretor da Escola Municipal Cacimba Velha.

  • Foto: Divulgação/AscomDr. Lázaro em audiênciaDr. Lázaro em audiência

Ainda de acordo com o professor, a audiência pública gera uma nova esperança para a comunidade, que vem fazendo as solicitações há bastante tempo. “Tudo que é novo nos traz esperança e eu fico muito satisfeito em saber que a Câmara Municipal se sensibiliza em trazer uma audiência pública para cá, para discutir com a comunidade, olhar no olho [para tratar dos problemas]”, completou.

O proponente da audiência, vereador Dr. Lázaro Carvalho, explicou que a ideia de realizar a audiência pública na região surgiu após receber várias reivindicações de moradores, quanto aos problemas levantados, e que agora, ciente de mais detalhes de cada um, vai, juntamente com os demais vereadores, buscar soluções a curto e médio prazo para os mesmos.

“Não adianta ficarmos apenas dentro da Câmara, esperar que a população vá até nós e dizermos que vamos buscar uma forma de ajudar. Antes de procurar uma solução para o problema, precisamos conhecer de perto, e foi justamente isso que fizemos na audiência: reunimos a população e levamos representantes dos órgãos que são responsáveis pelas áreas deficitárias. Eles ouviram atentamente e juntos podemos agora buscar soluções”, explicou o parlamentar.

Dr. Lázaro mostrou ainda uma preocupação quanto o problema mais comentado pela comunidade: a irregularidade no abastecimento de água. “Antes de começar a audiência pude dar uma volta e visitar algumas casas, e a grande maioria falou desse problema. Água não é só uma questão de sobrevivência, mas é também um requisito para o desenvolvimento da região. Teresina tem um enorme cinturão verde, com o abastecimento regular de água as famílias também vão poder produzir, investindo inclusive, além da agricultura familiar”.

A audiência contou ainda com a presença dos vereadores Valdemir Virgino (PRP), Cida Santiago (PHS), Teresa Britto (PV), e de representantes da Fundação Municipal de Saúde, Superintendência Municipal de Trânsito e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.