Fechar
GP1

Arraial - Piauí

Vice-governadora Margarete Coelho integra movimento Pense Piauí

O Governo do Estado tem contribuído com convênio para manutenção do Parque Nacional Serra da Capivara.

  • Foto: Divulgação/AscomVice-governadora integra Rede Pense Piauí em defesa do Parque Serra da CapivaraVice-governadora integra Rede Pense Piauí em defesa do Parque Serra da Capivara

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, integra a Rede Pense Piauí, que é um grupo formado por profissionais de diferentes áreas, interessadas em contribuir com o plano de desenvolvimento de curto, médio e longo prazo para o Parque Nacional Serra da Capivara, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, e cuja responsabilidade de manutenção é do Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodversidade (ICMBio).

Nesta sexta-feira (7), a Rede Pense Piauí, esteve reunida no auditório do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde discutiram sobre turismo, gestão, infraestrutura e arqueologia. Na oportunidade, a vice-governadora relatou como o Governo do Estado tem trabalhado, a fim de manter o funcionamento do Parque Nacional da Serra da Capivara.

“O Estado do Piauí sabe das suas responsabilidades e nós, cidadãos piauienses, não abrimos mão de termos o Parque no nosso território. Nesse sentindo, estamos nos reunindo em favor do Parque Nacional Serra da Capivara. Sou de São Raimundo Nonato e para mim é uma alegria enorme, hoje, nesse papel que os piauienses me deram de vice-governadora do Estado, estar cada vez mais próximo do parque, na qualidade de gestora. Então, tenho feito essa prestação de contas em todas as reuniões que nós temos ido, o esforço do governo em contribuir, garantindo o funcionamento desse importante patrimônio da humanidade”, explicou Margarete Coelho.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Margarete CoelhoMargarete Coelho

“O Estado não vai fugir da sua responsabilidade, aquilo que for possível e necessário o Estado fará dentro da sua competência e das possibilidades econômicas. Assinamos mais um convênio com a Fumdham de 740 mil, que serão repassados em oito parcelas de 92 mil para o Parque Nacional Serra da Capivara. Nós estamos ultimando as questões de gestão para fazer esse repasse a partir do dia 15, que será a primeira parcela”, complementou, destacando que está sendo feito da forma mais urgente possível.

Atualmente, o governo estadual contribui com o Parque Nacional Serra da Capivara através de convênios entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Fundação Museu do Homem Americano, como também com a infraestrutura física em locais que ficam ao entorno do mesmo, através da construção e pavimentação de estradas, para facilitar o acesso do visitante.

Niéde Guidon

A coordenadora da Fumdham, Rosa Trakalo também participou do encontro, que teve também a presença de líderes, empresários, pesquisadores, professores e membros da sociedade. Na oportunidade, ela fez um breve relato da origem das pesquisas e trabalho da arqueóloga Niéde Guidon no território Serra da Capivara.

“Estou aqui em nome da Drª Niéde hoje fazendo um pequeno histórico e gostaria muito de contribuir com esse grupo para qualquer dúvida. Já fizemos muitas ações, em que algumas deram certo, já outras foram um fracasso. Então, para que toda essa energia tão boa que estou sentindo aqui não seja perdida, me coloco a disposição para responder e ajudar na promoção do Parque”, pontuou.

Rede Pense Piauí

A proposta da Rede Pense Piauí surgiu a partir de conversas na Universidade Federal do Piauí e no Cenajus com a finalidade de garantir o desenvolvimento permanente do Estado. De acordo com o desembargador Carlos Brandão, após o risco de fechamento do Parque, foi discutido e planejado o Pense Piauí Serra da Capivara, com objetivo de executar um plano de desenvolvimento para região.

“A Rede Pense Piauí tem 600 lideranças de vários segmentos, entre eles, apicultura, fruticultura, arqueologia, música e várias outras áreas. O movimento nasceu dentro do CCHL [Centro de Ciências Humanas e Letras], junto com a Universidade Estadual do Piauí [UESPI] e com o movimento em defesa do Rio Parnaíba. O objetivo desse movimento é estabelecer pontos de ligação entre as várias lacunas sociais que existem no nosso Estado de forma fragmentada, com vistas de criar mecanismos de articulação entre essas inteligências individuais, que são reconhecidas nacionalmente. Desta forma, seja produzida um inteligência coletiva, para que se promova ações pensadas para o Estado.  Esperamos ter resultado efetivo em torno dessas três ações que serão desenvolvidas em relação a gestão do Parque, que é uma questão que está sendo judicializada; do turismo e do arranjo econômico na região da Serra da Capivara e por fim, da dimensão da arqueologia, através da pesquisa cientifica”, disse Carlos Brandão.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.