Fechar
GP1

Brasil

Vice-presidente do Condepe de SP é preso por ligação com facção

Suspeito teria ajudado a criar uma ‘lista de morte’ de agentes penitenciários.

O vice-presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Condepe), Luiz Carlos dos Santos, e um grupo de advogados foram presos na manhã desta terça-feira (22), por suposta ligação com uma facção criminosa que atuava dentro e fora dos presídios paulistas.

De acordo com O Globo, a polícia e o Ministério Público de São Paulo realizam uma operação para prender 42 pessoas. O vice-presidente e os outros advogados são suspeitos de movimentar dinheiro do crime organizado em suas contas bancárias. Eles ainda são acusados de ajudar a criar uma espécie de cadastro com os nomes e endereços de agentes penitenciários e de seus parentes, para serem mortos quando a facção julgar necessário, como se fosse uma espécie de “lista de morte” de agentes públicos.

  • Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão ConteúdoLuiz Carlos dos SantosLuiz Carlos dos Santos

A investigação começou em Presidente Prudente, interior do estado, onde estão dois presídios de segurança máxima. Na região de Campinas, pelo menos três advogados foram detidos. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo ainda não se manifestou sobre a operação.

Luiz Carlos dos Santos atuou pelo órgão auxiliando famílias de cinco jovens da zona leste de São Paulo que foram mortos em uma chacina no mês passado. Ele foi responsável também por ouvir famílias que foram alvo de ameaças após o crime, cuja investigação já identificou envolvimento de ao menos uma guarda civil metropolitano.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.