Fechar
GP1

Piauí

Vocação profissional: como fazer a escolha certa?

O 6º Painel de Profissões acontece de 7h às 13h30 do sábado, na sede do CEV, na Frei Serafim, e é destinado aos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, além do Pré-Vestibular.

A escolha da carreira profissional é um dos maiores traumas na vida dos jovens rumo à universidade. O desconhecimento em relação às profissões e, em muitos casos, a pressão familiar, acabam por tornar essa decisão ainda mais difícil. Para não fazer a escolha errada, é necessário, portanto, conhecer a fundo os cursos ofertados e estar por dentro da realidade de cada mercado.

Segundo Maraisa Caland, psicóloga, o excesso de preocupação da família acaba gerando ainda mais ansiedade na cabeça dos estudantes. “Muitos jovens começam a ser cobrados para aprovação ainda no 2º ano do Ensino Médio. Aumentando ainda mais as dificuldades de escolha da carreira, em um período que já é de muitos conflitos”.
Imagem: DivulgaçãoVocação profissional(Imagem:Divulgação)Vocação profissional
Outro grande fator de indecisão é a falta de conhecimento sobre a realidade das profissões. Por conta disso, o Serviço de Orientação Educacional e Psicológica do CEV Colégio realiza, neste sábado (7), a 6ª edição do Painel de Profissões. Ciclo de palestras que ajuda os estudantes a conhecerem suas aptidões, trazendo um pouco da realidade dos profissionais para a sala de aula.

Cerca de 600 estudantes devem participar do evento, que contará com palestras de mais de 40 profissões, além de pátio interativo composto por stands das principais faculdades de Teresina, com demonstrações de cursos e atividades ligadas à vocação profissional.

“O objetivo é trazer um pouco da experiência dos profissionais para dentro da escola. Os alunos precisam conhecer o dia-a-dia, o mercado de trabalho, salário, enfim, tudo sobre as profissões. Só assim, poderão fazer escolhas bem discernidas”, frisa Maraisa.

O 6º Painel de Profissões acontece de 7h às 13h30 do sábado, na sede do CEV, na Frei Serafim, e é destinado aos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, além do Pré-Vestibular.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.