Fechar
GP1

Economia e Negócios

Wellington busca recursos em Brasília para construções de obras

As audiências foram realizadas com o intuito de dar mais qualidade de vida e movimentar a economia piauiense.

Nesta última quarta-feira (30), o governador Wellington Dias participou em Brasília, de duas audiências, a primeira com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, e outra com o ministro dos Transportes, Maurício Quintela, com o objetivo de garantir financiamento e a retomada de obras no Estado do Piauí.

Ambas as audiências foram realizadas com o intuito de dar mais qualidade de vida e movimentar a economia piauiense, gerando emprego e renda. Sobre a audiência no Ministério dos Transportes, Wellington ressalta a autorização do ministro para que seja licitada a obra de alargamento da BR- 343 desde a ponte que une Teresina a Timon até a Ladeira do Uruguai, que será possível após a emenda impositiva da bancada federal do Piauí. “É um investimento de mais ou menos R$ 160 milhões. E nesse primeiro momento, tivemos a liberação para licitar o serviço para que, em 2017, possamos dar andamento no processo licitatório para iniciarmos as obras. Parabenizo toda a bancada federal que, por unanimidade, tem apoiado essa importante obra”, observou Wellington Dias.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Governador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

“Acertamos também as condições para garantir a retomada das obras de Luís Correia, uma parceria entre o Estado, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Exército Brasileiro e Ministério dos Transportes. Inicialmente, um Porto Pesqueiro e um Porto Turístico, como já havia anunciado. Muito em breve, até 2018, teremos essa obra em atividade”, completou o governador explicando ainda que as condições foram possíveis depois que o Estado devolveu, de forma parcelada, um valor que deveria ter sido aplicado no projeto e que foi aplicado na obra.

O governador revelou que está prevista a vinda do ministro dos Transportes, Maurício Quintela, ao estado do Piauí no próximo dia 09 de dezembro, onde participa da inauguração da rodovia de Santa Filomena. De acordo com Wellington Dias, na Caixa Econômica foi fechado um acordo para garantir dois financiamentos distintos.

 “O primeiro no valor de aproximadamente R$ 300 milhões, dentro do acordo nacional, considerando que agora também saiu a resolução do Conselho Monetário Nacional que permite que estados como o Piauí, que não têm dívidas com a União, possam adquirir empréstimos considerados emergenciais. São investimentos em obras de adutoras, como as adutoras do litoral e a de Jaicós, estradas e pontes. O outro empréstimo será na área da habitação para um programa de moradia, onde o Estado faz uma parceria com um fundo e consegue ter juros mais baratos para que as pessoas possam fazer melhoramentos nas casas que já possuem”, explicou o gestor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.