Fechar
GP1

Piauí

Wellington cria comitê para fiscalizar aplicação do programa ID Jovem

No decreto de nº 17.260, assinado pelo governador Wellington Dias e publicado no Diário Oficial do Piauí de terça-feira (18), ele destaca a necessidade de acompanhar a implementação do progra

Foi criado no governo do Piauí um Comitê Estadual de Acompanhamento e Fiscalização do Programa Identidade Jovem, o ID Jovem, para que ele seja devidamente aplicado em todo o estado. O programa garante acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de descontos ou mesmo gratuidade em viagens interestaduais, para jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos, onde a família ganhe no máximo dois salários mínimos.

No decreto de nº 17.260, assinado pelo governador Wellington Dias e publicado no Diário Oficial do Piauí de terça-feira (18), ele destaca a necessidade de acompanhar a implementação do programa que garante benefícios de meia-entrada com desconto de 50%, além da reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com descontos de 50% nos veículos do sistema de transporte coletivo estadual.

“O objetivo é criar condições para o efetivo acesso aos direitos pelos jovens de baixa renda, com a organização do cadastro de beneficiários e o desenvolvimento de mecanismo de comprovação e fiscalização junto a empresas e entidades prestadoras de serviço”, esclareceu o governador no decreto.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Wellington DiasWellington Dias

O comitê será formado por membros de várias entidades, que vão fiscalizar, mas também vão realizar eventos e capacitações com o objetivo de divulgar o programa, assim como terão que estabelecer metas e cronogramas. O comitê terá representantes do Procon, da Coordenadora Estadual de Juventude, de Entidades Estudantis, de produtores de eventos, de administradores de cinemas, de administradores de Terminais Rodoviários, da Secretaria Estadual de Cultura, da Fundação dos Esportes do Estado do Piauí, entre outros.

ID Jovem

Regulamentada em outubro de 2015, a ID Jovem se tornou realidade em dezembro de 2016, após amplo debate entre o governo federal e setores da sociedade civil. Para a emissão é preciso ter o Número de Identificação Social (NIS), impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho.

Pela internet, acesse o site da ID Jovem, preencha os dados solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto. Pelo celular, o usuário deve fazer o download do aplicativo da ID Jovem, disponível para Android, iOS e Windows Phone. O próximo passo é preencher com NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.