Fechar
GP1

Política

Wellington Dias afirma que aumento de impostos é medida momentânea

Segundo o govenador, o projeto é uma das alternativas para o Estado não entrar em colapso financeiro. Ele destacou também, que a medida será momentânea.

O governador Wellington Dias (PT) reafirmou nesta terça-feira (24), a necessidade de aprovação do projeto que aumenta impostos em produtos e serviços a partir de 2018. A proposta está tramitando na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e deve ser votada ainda nessa semana.

Segundo o govenador, o projeto é uma das alternativas para o Estado não entrar em colapso financeiro. Ele destacou também, que a medida será momentânea. “São várias alternativas que estamos trabalhando. Claro que de um lado se controla despesas [aumento dos impostos], mas do outro lado se garante condições de melhoria da receita de ter inclusive, receitas extras, formas como as concessões e as parcerias público privadas para ampliar investimentos, mas o fato é que essa é a realidade brasileira”, declarou o governador.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington dias durante a inauguração do booster do DirceuGovernador Wellington dias durante a inauguração do booster do Dirceu

Wellington ainda destacou que o Estado teve uma redução no Fundo de Participação. “Acabo de receber a notícia, que não é boa, que em outubro nós novamente vamos fechar com o fundo de participação com 10% a menos que do ano passado, que já teve queda em relação a 2015 e que teve queda em relação a 2014, então é quase impossível planejar em uma situação como essa”, destacou.

Mais uma vez o govenador explicou a necessidade do aumento de impostos para garantir condições para o pagamento dos servidores públicos e para o Estado ter capacidade de investimento. “Então é algo que merece realmente todo o cuidado. Estamos fazendo realmente para dar condições ao que interessa, que é o comércio, a indústria, os serviços, garantir as condições de manter em dia os pagamentos dos servidores públicos, manter os serviços e atividades que a população precisa e do outro lado ter alguma capacidade de investimento, para que se possa atrair mais investimento do setor privado, que é isso que mantém mais emprego, mais economia, que permite, por exemplo, que nossa receita deve fechar em 7 a 8% nesse mês de outubro, enquanto a União cai em torno de 10%. Acredito que a Assembleia Legislativa, de um lado ninguém gosta de imposto, ninguém tem satisfação de aprovar, mas tem uma medida positiva para o setor empresarial que o refis e do outro lado, uma medida que também é momentânea, lá na frente quando a gente melhorar a economia, já tá autorizado pra fazer a redução”, frisou o governador.

O governador está confiante na aprovação do projeto e no caso da não aprovação, o chefe do executivo estadual afirmou que: “aumenta as dificuldades, nós planejamos para que tenhamos esta receita e ela é essencial para o que estamos prevendo para o ano de 2018”.

*Com informações de Thais Guimarães

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.