Piauí

Wellington Dias apresenta potencial eólico do Piauí em congresso

“O encontro é importante para divulgar o potencial do Piauí, na véspera de um leião que acontecerá em dezembro. O Piauí tem investidores do mundo todo e este é um momento de aproveitamento", destacou.

O governador Wellington Dias participou, nesta quarta-feira (4), da abertura da 10ª Edição da Feira Intersetorial e do Congresso Internacional de Energia Renovável e Sustentabilidade (All About Energy), no Terminal Marítimo de Fortaleza (CE). Na ocasião, proferiu palestra sobre o potencial eólico do Piauí e os planos para o desenvolvimento do país por meio das energias renováveis.

“O encontro é importante para divulgar o potencial do Piauí, na véspera de um leião que acontecerá em dezembro. O Piauí tem investidores do mundo todo e este é um momento de aproveitamento. Para se ter uma ideia, dos 300 projetos apresentados no leilão que acontecerá em dezembro, 150 são focados no Piauí. Estive neste ano visitando eventos nacionais e internacionais para apresentar dados e despertar o interesse dos investidores. Isso significa mais investimento e mais geração de emprego e renda”, destacou Wellington.

  • Foto: Divulgação/AscomGovernador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

O governador diz que, além do Piauí, todo o país tem grande potencial de crescimento no setor energético. “A perspectiva é que a integração de energia eólica e solar, com pequenos, médio e grande, com a rede de conexão que temos, permita algo como 20 gigawatts, que é duas vezes o que o Brasil produz hoje. É claro que isso leva tempo, mas o que está programado, já com investimentos em andamento, vai nos levar aos seis gigas por volta de 2022. Estou bastante animado e confiante de que a energia limpa é o caminho para o Brasil”, disse.

Evento

O congresso, que acontece até a sexta-feira (6), traz como tema “O Futuro da Energia: Fontes Renováveis e Consumo Sustentável”. Realizado pelo Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) e a All About Eventos, o Congresso leva aos participantes, plenárias, debates e exposição que versarão sobre quatro quadrantes temáticos: energia eólica, energia solar, bioenergéticos e consumo sustentável.

Segundo Jean-Paul Prates, diretor presidente do Centro de Energias em Recursos Naturais e Energia, o evento abre o um leque de oportunidades. “A integração dos setores num mesmo local, com a presença do governo, de empresas e de entidades é muito importante para os nossos estados. Temos a felicidade de ter recursos naturais, que antes eram vistos como intempéries, como o sol, vento, solo seco, e hoje estamos sendo vistos como soluções para o problema energético e hídrico do país. Seguimos olhando para o futuro, a fim de que nossas cidades deem um salto tecnológico e sejam cidades inteligentes”, pontuou.

  • Foto: Divulgação/AscomWellington DiasWellington Dias

Para Rafael Studart, idealizador da empresa Vida BR, uma empresa de vestuário sustentável, as energias limpas e a sustentabilidade são as verdadeiras tendências mundiais. “Estamos no mercado há apenas três anos e temos conquistado muitas coisas, além de contribuir com questões ambientais e sociais. Com o evento, conseguimos alavancar ainda mais o negócio, aqui é uma mídia alternativa de muito alcance e é ideal tanto para quem está começando, quanto para quem está consolidado no mercado”, afirmou.

Dentre as novidades desta edição do All About Energy estão a exposição de veículos elétricos, construções inteligentes como os condomínios solares e aplicações tecnológicas para eficiência energética, além do congresso científico com trabalhos técnicos selecionados por especialistas e doutores. Participaram do evento as principais lideranças das indústrias eólica, solar, bioenergética e ambiental para debater e experimentar, em conjunto, o futuro de seus setores e da humanidade ante os recursos naturais do planeta.

Mais conteúdo sobre: