Piauí

Wellington Dias apresenta projeto sobre Centros de Tempo Integral

Wellington explicou que o objetivo é regularizar o funcionamento deles, já que existem desde 2008.

BÁRBARA RODRIGUES

- atualizado

O governador Wellington Dias (PT) encaminhou para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que cria na secretaria estadual de Educação os Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs). Wellington explicou que o objetivo é regularizar o funcionamento deles, já que existem desde 2008, mas por meio de decreto legislativo, sendo que a aprovação de uma lei fará com que se torne uma política de estado.

“Assim a lei que o instituiu aproveita seus contorno gerais de funcionamento, mas confere-lhe uma dimensão de verdadeira política de estado e não simplesmente de política de governo”, explicou Wellington Dias sobre o fato de que com o decreto existe a possibilidade de ser suspenso, mas com uma lei, qualquer gestor que assumir o comando do estado do Piauí deverá seguir o que for especificado.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias Wellington Dias

“No presente projeto estão discriminados seu funcionamento, seus objetivos, as linhas básicas de sua matriz curricular, critérios de seleção do corpo discente e docente, as competências de todos os atores envolvidos, enfim, definem-se os alicerces da proposta pedagógica, da forma de funcionamento e o do arcabouço institucional dos Centros Estaduais de Tempo Integral”, destacou o governador.

Agora o projeto irá tramitar nas comissões técnicas da Assembleia. A proposta estabelece que esses Cetis irão funcionar em uma carga horária de 9 horas, com 300 minutos semanais de Língua Portuguesa, 300 minutos semanais de Matemática e 500 minutos semanais para demais atividades para o ensino médio.


MAIS NA WEB