Fechar
GP1

Saúde

Wellington Dias autoriza pagamento de bolsas da Fapepi

Francisco Guedes esteve na manhã desta quinta (29), em audiência com o governador Wellington Dias.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes, esteve, na manhã desta quinta (29), em audiência com o governador Wellington Dias. Na oportunidade, Guedes solicitou ao governador o pagamento das bolsas que se encontram em atraso desde outubro de 2014. O chefe do executivo estadual autorizou o pagamento imediato aos bolsistas, bem como das contrapartidas dos convênios de forma parcelada. O processo já se encontra em tramitação na Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz), para que o pagamento seja efetuado.
Imagem: Marcelo CardosoAudiência com o diretor-presidente da Fapepi, Francisco Guedes (Imagem:Marcelo Cardoso)Audiência com o diretor-presidente da Fapepi, Francisco Guedes
O presidente da Fapepi também apresentou as prioridades da Fapepi para o ano de 2015.

O governador Wellington Dias autorizou priorizar, além das atividades normais da fundação, a implantação de alguns laboratórios de inovação tecnológicas inclusivas e difusão de tecnologia limpas e sociais nas áreas de energia solar, irrigação, produção de peixe para beneficiar, com viabilidade econômica, os agricultores familiares do Piauí. A iniciativa será realizada em parceria com a Secretária da Educação e Cultura do Piauí (Seduc), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para as pesquisas na área de saúde, o governador autorizou a consolidação da Fio Cruz no Piauí em parceria da Fapepi com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e com a Secretária de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

O presidente Francisco Guedes informou ainda que pretende fortalecer o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). “Estamos solicitando uma audiência com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, para a próxima semana em Brasília para discutirmos o assunto”, explicou.

Com a Embrapa, o governador autorizou consolidar as parcerias para a difusão das tecnologias do sistema do órgão, da vitrine tecnológica em convivência com o Semiárido e a elaboração do projeto de zoneamento ecológico-econômico do Piauí.

O governador autorizou o aprofundamento das parcerias com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), Seduc e a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), visando buscar a viabilidade de aplicação da inovação tecnológica inclusiva, especialmente a aplicação dos resultados das pesquisas com a bengala eletrônica para pessoas com deficiência.

Francisco Guedes se disse satisfeito com o resultado da reunião. “O governador está disposto a apoiar de forma intensiva as ações da Fapepi, incluindo a regulamentação da lei que criou o Fundo Estadual de pesquisa, um fator importante que permite a aplicação de uma porcentagem dos recursos a serem investidos pelas empresas no Piauí, dentro das suas responsabilidades sociais para a pesquisa”, finalizou o presidente.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.