Fechar
GP1

Política

Wellington Dias e Assis Carvalho são alvos de novas investigações do Ministério Público Federal

As investigações contra o senador Wellington Dias e o deputado federal Assis Carvalho foram abertas ontem (14) pelo Procurador da República, Kelston Pinheiro Lages.

As reiteradas transferências de recursos das contas específicas de convênio e contratos de repasses para a conta única do estado durante a gestão do ex-governador e atual senador Wellington Dias e do ex-secretário de saúde e atual deputado Federal Assis Carvalho, estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal.

O Procurador da República, Kelston Pinheiro Lages, instaurou por intermédio da portaria nº 82, de 14 de março de 2011, Inquérito Civil Público, para apurar as irregularidades.
Imagem: ReproduçãoKelston Pinheiro Lages(Imagem:Reprodução)Kelston Pinheiro Lages
As transferências de recursos dos convênios para a conta única contrariam a Instrução Normativa da Secretaria do Tesouro Nacional nº 01/97, que determina a movimentação dos recursos em conta específica.

Já é o segundo inquérito instaurado para investigar esta prática por parte do ex-governador. Em novembro de 2009, o Procurador da República, Wellington Bonfim, já havia instaurado inquérito para apurar a movimentação de recursos da conta específica do convênio nº36/2001, firmado entre o Estado do Piauí e o Ministério da Integração Nacional para a conta única do Estado destinado ao pagamento de despesas com pessoal. A quantia transferida atingiu o montante de 5 milhões de Reais. Segundo a portaria nº135, de 29 de novembro de 2010, as irregularidades foram constatadas pelo TCU – Tribunal de Contas da União, que aplicou multa ao ex-governador Jose Wellington Barroso de Araújo Dias no valor de 25 Mil Reais.
Imagem: Reprodução ex-governador e candidato a senador pela coligação  Ex-governador e atual senador da República Wellington Dias (PT)
O MPF também vai investigar a gestão do ex-secretário de Saúde e atual Deputado Federal Assis Carvalho e do ex-secretário Telmo Gomes de Mesquita que transferiram recursos federais, do Fundo Estadual de Saúde para a Conta Única do Estado. A portaria, de nº 76 de 14 de março de 2011, é assinada pelo Procurador da República, Kelston Pinheiro Lages. O procurador converteu em Inquérito Civil Público o Procedimento Administrativo 1.27.000.001948/2010-63, instaurado a partir de ofício encaminhado pelo Ministério Publico do Estado do Piauí.

Imagem: Wanessa Gommes do GP1Clique para ampliarAssis Carvalho(Imagem:Wanessa Gommes do GP1)Assis Carvalho
Os auditores do DENASUS constataram que no Estado do Piauí os recursos do Fundo Nacional de Saúde são movimentados na conta única do Tesouro Estadual. O ex-Secretário de Saúde, Telmo Gomes Mesquita, em declarações prestadas ao Ministério Público Estadual no dia 06/12/2010 confirmou que os recursos são repassados ao Fundo Estadual de Saúde e, em seguida para a conta única do estado. No relatório de Auditoria do DENASUS nº7999, os ex-secretários Tatiana Vieira Souza Chaves e Francisco de Assis Carvalho Gonçalves confirmaram, por meio de ofícios que: “ todas as informações de recursos públicos estaduais são geridas pelas Secretarias de Planejamento e Fazenda para melhor acompanhamento e controle de gastos ( por meio do SIAFEM), sendo o Fundo Estadual um componente seu que recebe recursos periodicamente(...)”

O inquérito vai apurar também, a ausência de pagamentos, pela Secretaria Estadual de Saúde, dos serviços do SUS realizados pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS da cidade de Campo Maior desde agosto de 2010.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.