Fechar
GP1

Política

Wellington Dias encontra livros destruídos em depósito e diz que houve falta de planejamento

"Faltou planejamento. O que eu vejo aqui é o dinheiro do povo. Quem paga essas coisas é o povo brasileiro, é o povo do Piauí", disse o governador.

Falta de Planejamento. Foi essa a conclusão do governador Wellington Dias (PT) após visitar neste sábado (3) o Almoxarifado da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) localizado no bairro Dirceu Arcoverde. O secretário de Educação interino Helder Jacobina e a deputada e futura secretária Rejane Dias (PT) participaram da visita.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington Dias
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Depósito não tem porta(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Depósito não tem porta
Durante a visita, o governador encontrou vários livros que deveriam ter sido entregues nas escolas de Teresina e do interior ainda em 2014, também encontrou livros destruídos, documentos de prestação de contas das escolas jogadas no chão e com muita poeira.

Também foram encontrados alimentos, alguns com a data de validade para fevereiro deste ano, além de tablets e até vários ar-condicionados que não foram usados, porque a rede elétrica das escolas que deveriam ter recebido os aparelhos, não conseguem suportar a carga. Um dos armazéns está até mesmo sem porta e com goteiras que causaram alagamentos em algumas áreas.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington olha livros estragados(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington olha livros estragados
Wellington Dias disse que será avaliado o que se poderá aproveitar. “Eu sei que o que vimos aqui, certamente a população precisa saber, pois são coisas mal planejadas. Temos aqui livros extraviados, livro por si só é um valor especial, agora quando olho para livros nessa situação, para os tablets, os bebedouros que estão faltando em escolas, pessoas que estão estudando em uma escola que não tem caderno, um lápis, um ar-condicionado, muitas vezes até uma cadeira adequada. Isso que falta lá na escola, está armazenada aqui, de um jeito errado e causando problema. Alguns quebrados e outros que não sabemos se é possível a utilização”, disse.

Para o governador, a situação demonstra uma grande falta de planejamento e a falta de interesse com o bem público. Ele ainda destacou algumas soluções para o problema.

“Faltou planejamento. O que eu vejo aqui é o dinheiro do povo. Quem paga essas coisas é o povo brasileiro, é o povo do Piauí. Cada livro desses, se a gente prestar atenção vale muito. É justo que o dinheiro público seja tratado dessa forma? Claro que não. Por isso já determinei ao Secretário de Educação providências imediatas para a segurança, como a falta de uma porta para a armazenagem desse tesouro. Garantir os problemas de goteiras, garantir uma estrutura de digitalização do que é documento, e a imediata distribuição de algumas merendas que estão aqui, para não perder a validade. Estou autorizando uma forma de aproveitamento imediato para evitar qualquer forma de desperdício de alimento, fazer as condições de organização, para fazer com que os livros armazenados aqui sejam entregues. Por último, fazer um novo plano de distribuição, para que uma fábrica não tenha que fazer a entrega dos livros necessariamente em Teresina e levar diretamente para o destino final, se for uma escola do interior”, disse.
Imagem: Wellington DiasAlimentos com validade para este ano(Imagem:Wellington Dias)Alimentos com validade para este ano
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Foram encontrados alguns pontos de alagamentos (Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Foram encontrados alguns pontos de alagamentos 
Wellington Dias afirmou que será investigado qualquer indício de irregularidade. O governador afirmou também que a Educação será prioridade na sua gestão e que vai discutir com o Ministro da Educação, Cid Gomes, tudo que for possível para ajudar o Estado para que possa dar início ao ano letivo.

Ele afirmou ainda que outro problema é relacionado às matrículas das escolas, onde o Piauí tem registrado um número menor do que esperado. O governo federal distribuí as verbas para a Educação com base no número de alunos, com o isso o governo do Piauí deve receber uma valor abaixo do esperado.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington Dias
Devido a isso o governador pretende falar com o ministro Cid Gomes sobre a possibilidade de abertura das matrículas e que o governo federal encontre uma maneira de repassar um valor maior para a Educação no Estado.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington mostra alagamento(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington mostra alagamento
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias mostra data que os livros foram entregues no almoxarifado(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington Dias mostra data que os livros foram entregues no almoxarifado
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Objetos armazenados(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Objetos armazenados
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington mostra situação dos objetos ncontrados(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington mostra situação dos objetos ncontrados
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Ar-condicionados armazenados(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Ar-condicionados armazenados
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Documentos(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Documentos
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington e Rejane Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington e Rejane Dias
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington olha documentos de prestação de contas(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington olha documentos de prestação de contas
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Ônibus(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Ônibus



Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.