Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Wellington Dias inaugura Casa da Gestante na zona sul de Teresina

Em Teresina, a Casa da Gestante funcionará na Avenida São Raimundo, nº 818, próximo ao Mercado da Piçarra.

Lucas Dias/GP1 1 / 10 Casa da Gestante Casa da Gestante
Lucas Dias/GP1 2 / 10 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 3 / 10 Leitos Leitos
Lucas Dias/GP1 4 / 10 Inauguração da Casa da Gestante Inauguração da Casa da Gestante
Lucas Dias/GP1 5 / 10 Leito da Casa da Gestante Leito da Casa da Gestante
Lucas Dias/GP1 6 / 10 Francisco Costa, Secretário de Saúde Francisco Costa, Secretário de Saúde
Lucas Dias/GP1 7 / 10 Estrutura da Casa da Gestante Estrutura da Casa da Gestante
Lucas Dias/GP1 8 / 10 Governador Wellington em entrevista Governador Wellington em entrevista
Lucas Dias/GP1 9 / 10 João de Deus João de Deus
Lucas Dias/GP1 10 / 10 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias

Foi inaugurada, na manhã desta quinta-feira (27), a primeira unidade da casa da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), no bairro Piarra, em Teresina. Gerida pelo Estado, a casa funcionará como uma extensão da Maternidade Dona Evangelina Rosa. A inauguração contou com a presença do governador Wellington Dias e do secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

A Casa da Gestante cumprirá o papel de proporcionar suporte a gestantes de intermediário e alto risco, a mulheres que deram à luz e estão com as crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, e a recém-nascidos que inspiram cuidados mais simples.

A unidade conta com vinte leitos divididos em cinco quartos, cozinha e espaços de convivência, como salas de estar e de jantar. As pacientes e suas crianças contarão com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.

Para o secretário Francisco Costa, a proposta da Casa da Gestante é uma forma de humanizar o atendimento, acolher melhor, e liberar mais leitos para o fluxo de atendimento da Maternidade Evangelina Rosa. “A casa tem o papel de acomodar gestantes geralmente de alto risco e que não tem necessidade de uma internação, ou que já passaram por uma internação e que podem ficar em um ambiente que não seja hospitalar, mas que precisam estar sendo monitoradas por uma equipe multidisciplinar. Vamos dar condições para as mães que estão com os filhos internados e não precisam ocupar um leito de enfermaria na maternidade. Bebês que precisam de alguns cuidados mais simples também não precisam estar em um ambiente hospitalar, por exemplo, uma criança que saiu recentemente de uma UTI”, explicou.

De acordo com o governador Wellington Dias, serão inauguradas outras duas unidades da Casa da Gestante no interior do Piauí. “Essa casa é fundamental para proporcionar um ambiente de residência familiar para a mulher que deixa de ter elevados riscos, mas por uma recomendação médica precisa de acompanhamento especial. Vamos inaugurar nos próximos meses uma unidade em Floriano e Parnaíba e pensar em outras regiões como Picos e Bom Jesus”, declarou.

Em Teresina, a Casa da Gestante funcionará na Avenida São Raimundo, nº 818 – Bairro Piçarra, próximo ao Mercado da Piçarra.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.