Piauí - Teresina

Wellington Dias inaugura delegacia do Meio Ambiente em Teresina

A delegacia vai atuar na apuração de crimes ambientais e na repressão de atos e condutas lesivas ao meio ambiente.

NAYRANA MEIRELES E THAIS GUIMARÃES

- atualizado

Delegacia do Meio Ambiente é inaugurada em Teresina

O governador do Piauí, Wellington Dias, e o secretário de segurança, Fábio Abreu, inauguraram na manhã desta quinta-feira (10), no Parque Potycabana, a Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente, que vai atuar na apuração de crimes ambientais e na repressão de atos e condutas lesivas ao meio ambiente ocorridos no estado.

O governador Wellington Dias destacou a importância da unidade para a proteção do meio ambiente na Capital. “Eu destaco que nessa área ambiental a gente comemora essa parceria, que permite o programa de proteção ao serrado. A gente agora vai ter a presença de uma patrulha que vai atuar de maneira preventiva a incêndio e ao desmatamento, garantindo a preservação dessa vegetação que é uma riqueza no nosso estado”, comemorou.

Com a mudança, a nova delegacia vai investigar os inquéritos instaurados pela Delegacia do Silêncio, que será extinta e vai funcionar no horário de expediente. Além de atender todas as denúncias de Teresina, a delegacia também deve receber denúncia das cidades metropolitanas, além de acompanhar os casos no interior do Estado.

Segundo secretário de segurança, Fábio Abreu, a delegacia vai trabalhar em conjunto com diversos órgãos que cuidam da temática do meio ambiente. “É uma unidade que vai funcionar de modo integrada. Para isso nós fizemos a capacitação das pessoas que vão estar desenvolvendo esse trabalho dentro e fora do nosso estado”, afirmou o secretário de segurança.

O delegado geral, Riedel Batista, afirmou que a nova estrutura visa a proteção do meio ambiente como um todo. “A delegacia vai visar tanto a questão da poluição dos rios, como a questão dos maus tratos aos animais, a poluição sonora, as queimadas, a questão do lixo, ou seja, todas as temáticas que envolvem o meio ambiente, tanto no combate, como na prevenção”, disse.

Para o secretário do Meio Ambiente, Ziza Carvalho "o Piauí é rota de diversos crimes ambientais, como tráfico de animal silvestres, transporte ilegal de madeira, poluição e desmatamento, que agora poderão ser efetivamente combatidas por esse órgão especializado, que é a delegacia do meio ambiente”, afirmou.

A Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente está localizada na Avenida Raul Lopes, entre o Parque Potycabana e o Parque Floresta Fóssil. A unidade vai funcionar de segunda à sexta-feira em horário comercial, das 8h às 18h.