Piauí - Teresina

Wellington Dias lança livro "Constituição em Miúdos" em Teresina

A autora Madu Macedo explicou como surgiu a ideia de fazer um livro sobre a Constituição Federal como uma história em quadrinhos para facilitar a leitura.

BÁRBARA RODRIGUES

Wellington Dias lança livro "Constituição em Miúdos" em Teresina

O governador Wellington Dias (PT) realizou na manhã desta sexta-feira (25) a entrega de livros da "Constituição em Miúdos" para alunos da Escola Municipal Santa Filomena, localizada na zona rural de Teresina.  A solenidade teve a participação da senadora Regina Sousa, responsável pela impressão de dois mil livros, da autora Madu Macedo, a coautora Mônica Fonseca, do secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma e da governadora mirim, Andreia de Sousa, que estuda na escola.

Em entrevista ao GP1 o governador enalteceu a inciativa de fazer um livro, sobre assuntos da Constituição Federal, mas com uma linguagem mais simples para o público infantil. Ele ainda disse que vai fazer cópias para distribuir nas escolas públicas do estado.

“Aqui é uma escola do município, da zona rural, que nos recebe com essa iniciativa do Senado Federal, da senadora Regina Sousa que nos orgulha muito com essa preocupação da construção de uma consciência política para a juventude. Reconhecer a constituição é cidadania e essa iniciativa é extremamente importante, pois sabemos que a constituição é um livro chato, e agora temos essa oportunidade de levar esse conhecimento para as crianças. Com base nisso já autorizei a edição desse livro, para que ele seja levado para as escolas públicas do estado”, destacou o governador.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Alunos recebem o livro Cosntituição em MiúdosAlunos recebem o livro Cosntituição em Miúdos

A senadora Regina Sousa revelou que ao tomar conhecimento da produção do livro pelo Senado Federal, achou importante trazer essa iniciativa para o Piauí. “Eu tomei conhecimento do trabalho dessas duas professoras de Minas Gerais e fiquei encantada com a forma como traduziram a constituição e mandei fazer pela minha cota do Senado dois mil exemplares. Meninos ou meninas de 12 anos não pegam a Constituição para ler, aliás nem tem acesso, pois é cara, além disso é uma letra miúda e a linguagem é muito técnica, onde jamais iriam ler. Elas contaram tudo em forma de histórias, então é algo fantástico e bem tranquilo para os jovens lerem e minha vontade é que isso se expanda e que outras escolas particulares comprem esse livro”, afirmou.

A autora Madu Macedo explicou como surgiu a ideia de fazer um livro sobre a Constituição Federal como uma história em quadrinhos para facilitar a leitura para os alunos. “A Constituição em Miúdos veio da necessidade que percebemos o distanciamento dos jovens, pois sabemos que uma linguagem densa até para adultos, ás vezes até para advogado é complicado. Então tivemos a ideia, junto com o presidente da Escola do Legislativo do Senado, de transformar a constituição em uma linguagem mais adequada. Na verdade a história é de uma pessoa que chega a um lugar e encontra dois adolescentes que vão informando como funciona a saúde, educação, o sistema tributário, tudo em uma linguagem muito gostosa, para saber os direitos e deveres. Quem tiver interesse em distribuir, o livro está disponível no Senado Federal, é só entrar em contato com o senador do seu estado e pedir que ele peça para a gráfica do Senado imprimir e mandar para as escolas”, destacou

  • Foto: Lucas Dias/GP1Madu MacedoMadu Macedo

A coautora Mônica Fonseca disse estar feliz com a grande receptividade dos estudantes. “É fundamental consolidar a educação e efetivação dos nosso direitos, que nosso jovens tenham conhecimento e contato com a Constituição Federal que foi um marco para o Brasil. É uma alegria e felicidade muito grande ver o nosso objetivo alcançado, as crianças tendo acesso. É muito gratificante e isso mostra que a educação cidadã está sendo priorizada”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Link do texto:

Wellington Dias lança livro "Constituição em Miúdos" em Teresina
http://www.gp1.com.br/noticias/wellington-dias-lanca-livro-constituicao-em-miudos-em-teresina-404964.html

© 2007-2016 GP1 - O Primeiro Grande Portal do Piauí. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.