Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Wellington Dias lança livro "Constituição em Miúdos" em Teresina

A autora Madu Macedo explicou como surgiu a ideia de fazer um livro sobre a Constituição Federal como uma história em quadrinhos para facilitar a leitura.

Lucas Dias/GP1 1 / 19 Wellington entrega livro para aluna Wellington entrega livro para aluna
Lucas Dias/GP1 2 / 19 Alunos recebem o livro Cosntituição em Miúdos Alunos recebem o livro Cosntituição em Miúdos
Lucas Dias/GP1 3 / 19 Regina Sousa entrega livro para aluna Regina Sousa entrega livro para aluna
Lucas Dias/GP1 4 / 19 Madu Macedo Madu Macedo
Lucas Dias/GP1 5 / 19 Lançamento do livro Constituição em Miúdos Lançamento do livro Constituição em Miúdos
Lucas Dias/GP1 6 / 19 Kleber Montezuma Kleber Montezuma
Lucas Dias/GP1 7 / 19 Alunos da Escola Municipal Santa Filomena Alunos da Escola Municipal Santa Filomena
Lucas Dias/GP1 8 / 19 Governador  mostrando livro Governador mostrando livro
Lucas Dias/GP1 9 / 19 Escola Municipal Santa Filomena Escola Municipal Santa Filomena
Lucas Dias/GP1 10 / 19 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 11 / 19 Governador em seu Pronunciamento Governador em seu Pronunciamento
Lucas Dias/GP1 12 / 19 Governador cumprimentando aluno Governador cumprimentando aluno
Lucas Dias/GP1 13 / 19 Governador conversando com os alunos da escola Santa Filomena Governador conversando com os alunos da escola Santa Filomena
Lucas Dias/GP1 14 / 19 Governador  mostrando livro Governador mostrando livro
Lucas Dias/GP1 15 / 19 Escola Municipal Santa Filomena Escola Municipal Santa Filomena
Lucas Dias/GP1 16 / 19 Constituição em Miúdos Constituição em Miúdos
Lucas Dias/GP1 17 / 19 Alunas fazem apresentação Alunas fazem apresentação
Lucas Dias/GP1 18 / 19 Wellington Dias Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 19 / 19 Humberto Leal e Djan Moreira Humberto Leal e Djan Moreira

O governador Wellington Dias (PT) realizou na manhã desta sexta-feira (25) a entrega de livros da "Constituição em Miúdos" para alunos da Escola Municipal Santa Filomena, localizada na zona rural de Teresina.  A solenidade teve a participação da senadora Regina Sousa, responsável pela impressão de dois mil livros, da autora Madu Macedo, a coautora Mônica Fonseca, do secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma e da governadora mirim, Andreia de Sousa, que estuda na escola.

Em entrevista ao GP1 o governador enalteceu a inciativa de fazer um livro, sobre assuntos da Constituição Federal, mas com uma linguagem mais simples para o público infantil. Ele ainda disse que vai fazer cópias para distribuir nas escolas públicas do estado.

“Aqui é uma escola do município, da zona rural, que nos recebe com essa iniciativa do Senado Federal, da senadora Regina Sousa que nos orgulha muito com essa preocupação da construção de uma consciência política para a juventude. Reconhecer a constituição é cidadania e essa iniciativa é extremamente importante, pois sabemos que a constituição é um livro chato, e agora temos essa oportunidade de levar esse conhecimento para as crianças. Com base nisso já autorizei a edição desse livro, para que ele seja levado para as escolas públicas do estado”, destacou o governador.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Alunos recebem o livro Cosntituição em MiúdosAlunos recebem o livro Cosntituição em Miúdos

A senadora Regina Sousa revelou que ao tomar conhecimento da produção do livro pelo Senado Federal, achou importante trazer essa iniciativa para o Piauí. “Eu tomei conhecimento do trabalho dessas duas professoras de Minas Gerais e fiquei encantada com a forma como traduziram a constituição e mandei fazer pela minha cota do Senado dois mil exemplares. Meninos ou meninas de 12 anos não pegam a Constituição para ler, aliás nem tem acesso, pois é cara, além disso é uma letra miúda e a linguagem é muito técnica, onde jamais iriam ler. Elas contaram tudo em forma de histórias, então é algo fantástico e bem tranquilo para os jovens lerem e minha vontade é que isso se expanda e que outras escolas particulares comprem esse livro”, afirmou.

A autora Madu Macedo explicou como surgiu a ideia de fazer um livro sobre a Constituição Federal como uma história em quadrinhos para facilitar a leitura para os alunos. “A Constituição em Miúdos veio da necessidade que percebemos o distanciamento dos jovens, pois sabemos que uma linguagem densa até para adultos, ás vezes até para advogado é complicado. Então tivemos a ideia, junto com o presidente da Escola do Legislativo do Senado, de transformar a constituição em uma linguagem mais adequada. Na verdade a história é de uma pessoa que chega a um lugar e encontra dois adolescentes que vão informando como funciona a saúde, educação, o sistema tributário, tudo em uma linguagem muito gostosa, para saber os direitos e deveres. Quem tiver interesse em distribuir, o livro está disponível no Senado Federal, é só entrar em contato com o senador do seu estado e pedir que ele peça para a gráfica do Senado imprimir e mandar para as escolas”, destacou

  • Foto: Lucas Dias/GP1Madu MacedoMadu Macedo

A coautora Mônica Fonseca disse estar feliz com a grande receptividade dos estudantes. “É fundamental consolidar a educação e efetivação dos nosso direitos, que nosso jovens tenham conhecimento e contato com a Constituição Federal que foi um marco para o Brasil. É uma alegria e felicidade muito grande ver o nosso objetivo alcançado, as crianças tendo acesso. É muito gratificante e isso mostra que a educação cidadã está sendo priorizada”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.